Existe uma frase exclusiva presente nas versões brasileiras das caixas de Pokémon: Versão Vermelha e Pokémon: Versão Azul, lançados no Brasil em Outubro de 1998, que não existe nas versões americanas e que encapsula uma frustração de quase 30 anos já.
Língua. A grande barreira dos jogos de Pokémon pro brasileiro médio.
Pokémon é um RPG, ou role-playing game. “Jogo de interpretação de papéis”. A base desse gênero, que nasceu como um jogo de mesa, é a troca de informações através de palavras. Isso é algo que diminuiu conforme os anos passaram e a possibilidade de passar mais informações visualmente aumentou, mas ainda é algo intrinsicamente parte do DNA de cada game do gênero.
É claro que em várias partes das narrativas dá pra inferir ou adivinhar mais ou menos o que tem que fazer pelo contexto, mas é fato que uma criança brasileira não experiencia nem de longe os jogos da mesma maneira que um mini-estadunidense consegue pelo simples fato de não conseguir decifrar o que diabos o jogo tá te falando pra fazer.
Pra resolver isso, surgiram duas soluções interessantes ao longo dos anos.
Uma delas foram os patches de tradução feito por fãs, que são incríveis por si só. Um dia ainda preciso escrever algo sobre o Pokémon Yellow do Samurai_Pizza/CBT.
Mas pra casos que isso não era viável e o jogo era jogado no idioma original mesmo, já presente nas primeiras revistas de games e depois em sites online surgiram os magníficos detonados—guias completos de como zerar um jogo, passo a passo, tim-tim por tim-tim.
O termo surgiu em Abril de 1994 na primeira edição da revista SuperGamePower, que foi o resultado da fusão das revistas SuperGame e GamePower.
Lógica por trás do nome, explicado na SuperGamePower #1
Na época, não existia um termo universal pra esse tipo de guia do jogo e cada revista de games tinha um termo próprio—a Nintendo World, por exemplo, usava “estratégia”. Mas “detonado” pegou, e tinha chegado pra ficar.
A palavra entrou em decadência de uso com a ascenção de vídeos de jogos no Youtube focando mais em entreter do que guiar. O que começou como “detonado”, focado unicamente em te mostrar como passar de cada parte do jogo, foi se transformando em “let’s play” e uma hora viraram simplesmente “gameplays”, ou ainda mais recente com o boom de lives, “live de jogo X” ou “stream de jogo X”.
Mas no coração do seu redator em 31 de maio de 2010 às 16:42 gravando um vídeo pro seu finado primeiro canal, Kelvin88898, com uma câmera na frente da tela do PC, até hoje, sempre vai ser detonado.
E ao longo dos anos, nas terras cibernéticas da comunidade brasileira de Pokémon, nenhum outro fansite viria a se destacar tanto em seus incríveis guias dos jogos (dentre uma infinidade de outros conteúdos fantásticos) quanto a Pokémon Mythology.
Nesse último mês, eu mergulhei de cabeça na história do meu fansite do coração e relembrei cada dia mais a trajetória verdadeiramente lendária que a PM tem, com várias das coisas que a gente sabe do site no presente terem sobrevivido só através de histórias passadas adiante (e o grande Wayback Machine, claro).
Hoje, 14/08/2025, no aniversário de 21 anos do site, pra ajudar a gente a relembrar a trajetória e a evolução do site, conversamos com Robert Jurgen, DaniloT_DS/Takagi e Sir Bakujirou - três dos membros mais antigos da Pokémon Mythology!
Prólogo
Pra começar a contar a história da Mythology, primeiro é interessante a gente começar falando um pouco de outros dois sites importantes: a ANNBR e a Scizor Temple.
A ANNBR, ou Anime Network, foi um fansite de animes criado em 25/08/2001 pelas mãos de Guilherme “Gohan” Diesntmann (14 anos), Rodrigo “Gotenssj2” Feiden (12 anos) e Samuel “Samuca[SSJ4]” Dienstmann (13 anos).
Site (parcial) em Setembro de 2001
A ANNBR criava subsites dedicados, às vezes também chamados de “canais”, pros animes de maior sucesso, e com Pokémon não foi diferente. Já nas primeiras semanas do site, os criadores anunciaram a intenção de ter um espacinho dedicado só à franquia.
Notícia de 06/09/2001
Mas o subsite acabou demorando bem mais do que esperado pra sair. Em um registro de Junho de 2002, podemos ver no link reservado pra ele (annbr.com/pokemon) que inicialmente o plano era chamar o subsite de Pokemon Center.
Página “Em Breve”, registrada em Junho de 2002 pela primeira vez
Paralelo à isso, em 1 de Fevereiro de 2003, tomando de inspiração outro fansite de Pokémon popular da época, a Suicune’s Temple, era criada independentemente a Scizor Temple por Matheus Oliveira Pitillo (13 anos) e seu primo Luiz Guilherme Manes de Oliveira (15 anos), de Goiânia.
Em 25/05/2004, Gohan anunciava na ANNBR que a Scizor Temple tinha se tornado oficialmente o canal de Pokémon da ANNBR, ganhando um design completamente novo e ajudando o site a se popularizar ainda mais. O site também viria a ganhar um endereço alternativo, annbr.com/pokemon, que sempre foi o endereço destinado a ser o subsite de Pokémon da ANNBR.
Em algum momento, o futuro fundador da Mythology, Eduardo Callado, mais conhecido pelo seu usuário da época, Rayquaza (um de vários usuários chamados Rayquaza, inclusive), entrou como News Editor da página e posteriormente se tornou co-Webmaster.
E então, começa…
A Lenda da Pokémon Mythology
Nome/nick(s)? E qual a origem do(s) nick(s)?
ROBERT: Na verdade "Robert Jurgen" é um personagem de Beyblade! Por volta de 2002~2003 eu frequentava umas salas de bate-papo do portal Terra. Diferente da UOL, na Terra tinha algumas salas temáticas de animes. Tinha uma sala pra Pokémon, inclusive, mas infelizmente quase ninguém frequentava (a febre já tinha baixado nessa época).
A febre do momento era Beyblade e a sala de bate-papo de Beyblade era muito movimentada. Eu notei que muitos que frequentavam a sala usavam os nomes de personagens do anime como nick. Então procurei um personagem que eu curtia e que ninguém tinha usado ainda. Acabei escolhendo o Robert.
Robert Jurgen (Beyblade)
No fim, acabei adotando esse nick até hoje, em qualquer lugar onde eu precisava criar um cadastro pra deixar comentários eu sempre usei Robert. Nunca usei outro nick em lugar nenhum.
DANILO: Por bastante tempo foi DaniloT_DS (referência à época do Nintendo DS), e mais recentemente adotei o apelido Danilo "Takagi" (que significa "árvore alta", uma referência a eu gostar de Pokémon tipo grama)
BAKUJIROU: Sir Bakujirou S. (que utilizo até hoje na Bulbapedia), mas adotei a forma mais simples, Bakujirou. Por vezes NinjaBakujirou (porque sou naruteiro também).
A origem do nick tem uma estórinha por trás. Eu como assíduo visitante da PokéPlus, vi um dia (de 2008 ou ano novo de 2009) o post onde Twero trouxe um compiladão de comics e yonkomas (são tirinhas de 4 quadros japonês) traduzidos e dentre eles, existiu um chamado "A Experiência de Sirnight" do autor Soara (no site PokéSho), um artista que possui uma habilidade similar ao do traço do Satoshi Tajiri. Nesta estória tinha um Bakufuun (nome japonês de Typhlosion) policial. Como fiquei admirado com o Pokémon que mais gosto (do Typhlosion) e dos trejeitos dele na estorinha, me simpatizei com o nome e passei a adotar ele nas redes sociais. Também adotei ele como nome do meu Pokésona (na comunidade furry).
E por favor! Não usei BakuJirou por conta do shipping de My Hero Academy, pois foi muitos anos depois (o mangá foi serializado em 2014)! Não só Twero me fez adotar o nick que uso, como eu também acompanhei diversas comics que ele traduziu, como: "the Grasshole Show", comics da "DoNotDelete", comics de Pokémon da "Haychel" etc.
Página de entrada da Pokémon Mythology (parcial), 11/11/2004 (br.msnusers.com/pokemonmythology)
Pokémon favorito? Região? Game? Personagem?
ROBERT: Pokémon favorito é o Mewtwo, mais por conta de ele ter sido apresentado como o Pokémon mais poderoso de todos no 1º filme.
O primeiro jogo que eu tive oportunidade de jogar foi Emerald, então acabo escolhendo Emerald como jogo favorito e Hoenn como região favorita.
Banner do Robert no início da era 110mb
Meu primeiro contato com Pokémon foi com o anime que nunca deixei de acompanhar, então tenho o Ash como personagem favorito.
DANILO: Chikorita e suas evoluções são meus favoritos! Assim como sua região de origem (Johto), e os jogos da casa dela (G/S/C e seus remakes). Já personagem, eu dou um salto pra uma geração mais recente: a Lusamine de Sun & Moon. Como vilã, acho que ela foi a mais insana já escrita. Tudo que ela fez pela ambição em ter uma "família ideal" totalmente obediente, incluindo vários pokémon que ela quis "guardar" eternamente consigo... tiveram que ser ousados em colocar toda a espiral de eventos dela num jogo.
GIF do Danilo no início da era 110mb
BAKUJIROU: É a pior pergunta para um pokéfan responder. Especialmente eu que tenho mais de 25 anos de treinador pokémon nas costas (de 1998 pra 2025). Tenho um top, tem Typhlosion, Lucario, Latios como os top top. Depois vem muitos outros, Reshiram que guardo mt carinho, Floatzel, Shaymin Sky Forme, Keldeo Resolution Forme, Nidoking, Aggron, Sceptile, Feraligatr, Cobalion, Xerneas, Decidueye, Lunala, Tyranitar, Zacian e Zamazenta, Charizard, Dragonite, Flygon e vários outros...
Etiqueta de autor atual do Bakujirou
Fico em dúvida com região, já que gosto muito de Johto, embora eu sou apaixonado por Alola pelo conjunto tanto de história dos personagens da família loira da Lusamine. Como no anime da região de Alola também, que eu gostei demais.
Jogo? PMD Red/Blue Rescue Team.
Personagem, Meowth da Equipe Rocket, James da Equipe Rocket, Ridley (dono do Lucario do filme Lucario e o Mistério de Mew), Blue Oak mangá Special (neto do Prof. Oak), Green mangá Special (a personagem feminina de FRLG), Gold mangá Special, Ruby e Sapphire mangá Special, Hilbert e Hilda mangá Special, N (personagem dos jogos Unova).
ROBERT: Como muitos da época, foi quando o anime começou a passar no programa da Eliana na Record. Em meio a tantas reprises não sei qual foi o primeiro que eu vi. Eu lembro que eu peguei o anime andando, fiquei sabendo por amigos na escola. Acho que na época eu acompanhava mais a programação da Globo e SBT. Depois que comecei a assistir, não parei mais.
DANILO: Foi através de um primo que morava longe e veio nos visitar. Como eu sempre estudei de manhã, não tinha condições de saber que desenhos ou animes passavam na época. Mas esse primo me recomendou o anime de Pokémon, que tinha estreado no programa da Eliana na TV Record. Então eu aprendi a usar o video-cassete pra gravar a programação da manhã em VHS pra assistir depois (as crianças sabem o que é isso hoje?). O primeiro episódio que assisti assim foi "O Jardim Misterioso de Bulbasauro", com a lendária vez em que o Bulbasaur do Ash aprendeu a usar "Raio de Sol". Foi esse episódio que me fez gostar de pokémon de grama, desde o início. =)
Já os jogos foi por meio de um colega de escola, que me passou um Pokémon Gold mal-traduzido e um emulador No$gmb em um disquete. Eu passei muitas horas jogando ele junto com meu irmão, dividindo o mesmo teclado no PC e lutando pra o teclado não travar as teclas simultâneas. Haha
BAKUJIROU: Parece inusitado, mas... não foi o anime. Nem os jogos de forma direta. Mas meu primeiro contato com Pokémon foi lendo o detonado de revista, O Guia de Jogo Pokémon Oficial dos Prós da Nintendo (que adquiri em meados de 1998), feito originalmente pela Nintendo Power, mas a Gradiente aqui em terras tupiniquins acabou trazendo a revista e a traduziu. Foi um presente do chefe do trabalho do meu pai. E eu ZEREI Pokémon tantas vezes (lendo a revistinha), que eu mesmo montava a equipe e sonhava em como ia ser minha aventura Pokémon só lendo. Há anos atrás eu fiz um pdf dela.
Capa do Guia (1998)
Então, meses ou um ano depois (1999), veio o anime Pokémon exibido na Eliana na Rede Record e com ele, acompanhei o BOOM da febre do Brasil com a revistinha Pokémon Club (que árduamente colecionei todas elas) e vários produtos relacionados a Pokémon eram bem populares. Nessa época do anime eu estava com 11 anos na época. Então eu já comecei tarde a jornada Pokémon, felizão com detonado de Pokémon Red/Blue de Game Boy!
Segunda versão no Geocities, com uma barra lateral levemente alterada
Falando sobre os primórdios da Mythology e a Scizor Temple, pra vocês que tão desde o começo.
Como era essa época? Vocês tavam na escola ainda, né? Como vocês conheceram a ST e como acabaram se enturmando nessa época de nascimento da Mythology? Acessavam/participavam de outros sites/comunidades também?
E você que chegou depois, Bakujirou, como é que foi seu começo na PM e na comunidade online de Pokémon?
ROBERT: O MSN Groups era um serviço do portal MSN que era perfeito para criar comunidades na época. Nele era possível criar páginas da web, hospedar imagens, além de oferecer um quadro de postagens onde qualquer membro poderia postar e comentar. Tudo isso gratuitamente.
Eu fiz alguns amigos nas salas de bate-papo de Beyblade, a gente trocou contatos e passamos a conversar pelo MSN, o mensageiro mais popular da época. Esses amigos tinham um MSN Groups sobre animes. Eles falavam sobre Beyblade, Pokémon, Digimon, Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco, Yu-Gi-Oh, entre outros animes que eram bastante populares na época. Eu acabei me enturmando e entrando pra equipe, criando páginas que traziam informações sobre os animes.
Eu acompanhava vários sites sobre vários animes, entre eles, a Scizor Temple. Certo dia o Rayquaza, News Editor da Scizor Temple, criou um MSN Groups pra ele chamado Pokémon Mythology. Ele postou o link na Scizor Temple e deixou o MSN dele para contato para quem quisesse entrar na equipe.
“Estamos abrindo um MSN Groups, onde vocês visitantes poderão postar notícias, sendo que as melhores poderão ser publicadas aqui na ScizorTemple!”
-Rayquaza na Scizor Temple, 14/08/2004 às 19:16
ROBERT (cont.): Eu adicionei o Rayquaza no MSN e conversei com ele, como já tinha experiência com MSN Groups, comecei a mostrar algumas coisas que era possível fazer por lá. Ganhei rapidamente a confiança dele e fui colocado como gerente (esse é o nome da função de Admin no MSN Groups). Isso foi em 2004, eu tinha 13 anos, estava na 7ª série na escola.
Uma das primeiras seções da equipe (01/01/2005)
O MSN Groups de animes que eu tinha com meus outros amigos era bem legal, mas acabou ficando menos movimentado e desatualizado com o tempo. Fiquei atuando só na Pokémon Mythology depois disso. Pokémon foi o primeiro anime que tive contato e com certeza é o que eu mais gosto, então foquei só nisso daí por diante.
DANILO: Eu estava no 2º ano do ensino médio, e já trabalhava meio período como estagiário numa escola de informática. Pra conhecer outros fãs online que curtiam Pokémon, na época eu participava de alguns canais de IRC (as crianças sabem o que é isso hoje?²), em especial um chamado #pokegalaxy (que também já teve outro nome, não me lembro qual agora), onde se faziam batalhas online via texto, narradas. Eu criei um grupo particular para mim mesmo no MSN Groups (uma espécie de blog gratuito com mural de mensagens) querendo fazer algo assim para mim, e nele eu também procurava notícias em outros sites Pokémon para compartilhar com meus poucos amigos. Foi nisso que encontrei a Scizor Temple, bem na época que também anunciaram a criação de um MSN Groups, a Pokémon Mythology, com o objetivo de ser um grupo comunitário para a troca de notícias, dicas e informações. Nisso eu passei a participar mais desse grupo, e depois de um ano ajudando as pessoas lá, me convidaram pra fazer parte da staff do mesmo. ^^
Em especial nessa época inicial, eu visitava bastante a PokéLAND, PokéPlus e Myutsu. Porém o tempo era escasso e eu não conseguia interagir com as comunidades deles.
BAKUJIROU: Não fiz parte do começo do site da PM (sigla usada para designar a Pokémon Mythology e não a Polícia Militar, certo?), por íncrível que possa parecer, pois muita gente no fórum me perguntava quanto tempo eu estava no site... Eu comecei naquele mesmo ambiente, no Fórum da PM. E tem mais! Aposto que os leitores não sabem que a "Pokémon Mythology" possui algo além dos detonados Pokémon e site de notícias Pokémon. Mas sim, um mundo em três partes: o site PM; o fórum da PM e o fórum de PM RPG.
Eu quero contextualizar também para vocês o significado de fórum através de metáforas do ChatGPT, pois sei que muitos não conhecem: "Um fórum é como brincar em um parquinho cheio de crianças que gostam das mesmas coisas que você. Imagina que cada parte do parquinho tem um brinquedo diferente: um escorregador para falar de jogos, um balanço para trocar ideias sobre desenhos, uma caixa de areia para contar histórias... Você pode entrar, escolher onde quer brincar, conversar com os amigos e até criar seu próprio brinquedo para outros brincarem também! Um fórum funciona deste modo, você cria seu tópico ou interage com tópicos de outras pessoas e conhece mais sobre elas.”
Retomando onde parei, eu me sentia inicialmente frustrado por não saber como entrar no rol da PokéPlus, nem tinha ideia de onde começar. Mas eu conhecia um pouquinho a mais sobre fóruns e até frequentava muito o fórum PokéPlus por conta das fanfics, das comics de Twero traduzidas e pelos textos do anime Pokémon de Sir Charizard (além de outros fóruns de Pokémon de simulador de batalha e fórum de jogo online Travian BR+PT). Daí, um belo dia, depois de pesquisar na internet e cair dentro do domínio pokemonmythology.forumeiros em 2009 encontrei um tópico interessante de discussão criado pelo Danilo, falava sobre uma clássica Digimon X Pokémon. E eu, motivado pela conversa, criei o meu usuário e deixei minha opinião.
Por curiosidade, sabiam que o fórum cadastra uma pessoa e coloca o número por ordem de chegada? Eu fui a 284° pessoa a se cadastrar no fórum da PM. O DaniloT_DS é o usuário 3, Robert Jurgen é o usuário 20.
Dias depois, explorei mais o fórum, que pra minha surpresa não tinha muito movimento. Decidi que iria colocar todos os meus esforços para movimentar o fórum: uma dúvida pra encontrar um Pokémon; um problema de emulador; uma pergunta de anime; uma fanfic Pokémon; qualquer coisa eu estaria pra participar, nem que seja um pouco.
Com o tempo, mais pessoas registravam no fórum, fiz novas amizades, conversava com os usuários do fórum dentro e fora dele (por Messenger MSN), fazia posts de boas-vindas, incentivava tópicos legais para interação.
Enquanto eu interagia com as pessoas naquele ano de 2009 me transformei em moderador de fórum (o DaniloT_DS me procurou e me concedeu esse cargo, isso meses depois de entrar em 2009, me recordo bem que ele sabia que eu conhecia e interagia bastante no fórum e me concedeu esse cargo), e eu não sabia exatamente como um mod operava num fórum. Eu basicamente era O ÚNICO mod para um fórum inteiro e que se expandia, até conseguia dar conta de ler os tópicos sozinho por algum tempo...
Mas depois de meses, com a divisão de fórum para várias áreas (para discussão de artes postadas, de criar e ler fanfics de usuários, de pedidos de Pokémon competitivo, de discussão de anime e muitos outros assuntos) eu comecei a chamar mais mods. Eventualmente eu tinha ideia para alguma matéria ou conteúdo que acabou virando uma seção própria no site da PM (como esta matéria que eu redigi por ser fanático pelo tema de fósseis nas aulas de geografia, usando muito de análises de espécies de dinossauros que eram listados no Bulbapedia). E contando tudo isso, a minha maior participação e interação com comunidade de Pokémon foi exclusivamente online e por conta do fórum que fiz amigos que se interessavam por Pokémon e discutíamos e falávamos de tudo um pouco.
Site (parcial) em 27/08/2007
Quais foram suas funções no site ao longo dos anos? Como o seu envolvimento foi mudando?
ROBERT: Em menos de um anos após a criação da Pokémon Mythology, o Rayquaza meio que foi se afastando, sem muito tempo pra dedicar ao projeto que ele mesmo havia criado. Como fui colocado como gerente desde o começo, acabei sendo o principal responsável pelo site.
Atuei como webmaster, criando um site para a Pokémon Mythology no Yahoo! GeoCities e passando o conteúdo do MSN Groups para lá. Continuei ajudando com o site conforme fomos passando por outros servidores. Quando criamos um fórum, fui Admin por lá também.
Apesar de tudo, o que eu mais gosto de fazer é escrever as páginas de conteúdo do site, em especial os detonados.
DANILO: De início eu compartilhava notícias no grupo da Mythology (que como comentei, era um grupo comunitário, então todos podiam redigir notícias e indiretamente ajudar a Scizor Temple) assim como eu fazia no meu grupo pessoal.
Seção de notícias em 01/02/2009. br.msnusers.com/pokemonmythology/mensagens.msnw
Como eu tinha certo conhecimento com informática, também ajudei a compartilhar várias multimídias, ensinava a usar emuladores, e quando entrei pra staff, tentei ajudar um pouco na parte mais técnica de gerenciamento. Como o MSN Groups começou a perder relevância, e o Geocities que possuíamos não era muito flexível, comecei a preparar um servidor para hospedar uma página definitiva pra Pokémon Mythology, me tornando assim webmaster (função que exerço até hoje). Também criei um dos fóruns que permaneceu ativo por um bom tempo, onde eu ajudava a moderar e organizar a staff também (confesso que essa foi uma parte bem difícil, pela falta de maturidade que eu tinha pra lidar com pessoas na época).
BAKUJIROU: Eu inicialmente só era visitante, até entrar e mergulhar no fórum PM e de lá, ficar ativo durante muito tempo (pois eu tinha essa disponibilidade). Virei moderador do fórum. Eventualmente algum guia ou post interessante meu virava alguma página na PM. Daí pedi pra começar a postar (como News Editor do site). Dai comecei a criar um grupo de moderadores para o fórum da PM. Um pouco mais tarde, mesmo não oficialmente. escrevi guia de detonado no fórum mesmo.
Mais tarde, publiquei um dos primeiros detonados, foi o PMD Red/ Blue Rescue Team (tudo isso acima citado, ainda em 2009, mesmo ano em que entrei no Fórum PM). Depois disso passei a ganhar a possibilidade de editar e revisar as páginas no site (de News Editor pra Revisor).
Tempos depois passei a poder controlar mais coisas pelo site PM. Me indicaram pra ser ADM do fórum PM, mas me conhecendo, eu não ia dar conta de mexer com estrutura de código de fórum ou alterar ele a nível de editar ele, eu mesmo optei por permanecer nas condições de moderação, onde eu podia criar meus tópicos nas salas de staff para solucionar problemas internos, alguma discussão que rolava, pedir instruções ou escrever para ensinar os novatos o que se faz por lá, etc.
Eu também fui um dos que fez a ponte pra comunicar com o Fórum PM e Fórum PM RPG e até publiquei evento do Fórum PM RPG no site. Hoje em dia gosto de revisar algo, reler alguma matéria, criar uma matéria interessante e postar notícias relacionadas a pokémon no site da PM.
Site no MSN Grupos em Fevereiro de 2008
A Mythology chegou a ficar na liderança da PPN/Pokémon Palace Network por 3 anos consecutivos, de Maio de 2011 à meados de 2014, atingindo até mais de 15.000 visitas diárias em certos pontos.
Você diria que essa foi a melhor fase/a de mais sucesso da Mythology? Foi sua favorita, ou teve alguma outra?
ROBERT: Entre 2004 e 2007 nossa casa era o MSN Groups. A gente era bem pequeno, com pouco conteúdo e poucas visitas. Existiam outros sites bem mais populares nessa época, entre os mais notáveis estavam Scizor Temple, PokéPlus, Myutsu, Pokémon Dishin, Pokémon Village, Poké-Mix e PokéZone.
Mesmo assim, a época do MSN foi bem legal. Como qualquer um com uma conta podia postar, era bem fácil fazer amizades e encontrar gente disposta a colaborar. Foi nessa época que fizemos uma votação para escolher os mascotes do site. Os mais votados foram Luxray e Darkrai. Nossa base de visitantes já estava tomando forma.
Um pouquinho mais sobre a decisão dos mascotes, pra quem tem curiosidade…
Em 13 de Maio de 2007, Robert tomou iniciativa e criou uma discussão pra fazer uma enquete e decidir quem seriam os 2 novos mascotes da PM.
A lista de candidatos era restrita à Pokémon da quarta geração: Luxray, Garchomp, Lucario, Rhyperior, Electivire, Magmortar, Mamoswine, Dusknoir, Dialga, Heatran, Darkrai e Arceus.
Banner na home em Maio/início de Junho, linkando pra discussão.
Pouco mais de um mês depois, eles se preparavam pra fechar a enquete.
Em 09/06/2007, Darkrai era o claro ganhador, mas Dialga e Luxray ainda estavam empatos em segundo lugar… SuperBlastoiseEX, Lucasgja e Mateus_POKE10 então votaram pro Luxray nos próximos dias e os 2 mascotes foram finalmente escolhidos, e em algum momento de Julho/Agosto, o banner do site foi finalmente atualizado com os icônicos Pokémon que se tornariam os símbolos da PM.
ROBERT (cont.): Entre 2008 e 2009 foi quando começamos a crescer de verdade. Conseguimos um site mais apropriado para hospedar nosso conteúdo e um fórum que permitia uma boa interação entre os fãs. Ao poucos a gente ia ficando mais e mais conhecidos.
Primeiro banner do Fórum
Em 2010 já dava pra dizer que a Pokémon Mythology era um dos sites brasileiros de Pokémon mais relevantes. Nessa época todo mês tinha novidade por conta da 5ª geração que estava batendo à porta. A gente postava notícias com frequência, algumas chegavam a passar de 100 comentários. Além disso, a gente tinha uma base de fãs já bastante ativa no fórum.
Nessa altura, a PokéPlus e outros sites do início dos anos 2000 já tinham perdido força ou deixado de existir. Outros sites relevantes surgiram nesse meio tempo, como a Poké1000, PokéEvo, Pokémon Thunders e Pokéteck. A Pokémon Blast News ainda estava engatinhando, mas logo se tornou destaque.
Primeiro registro da Pokémon Mythology no topo da Pokémon Palace Network (Maio de 2011)
A fase entre 2011 e 2014 realmente foi a de maior sucesso da Pokémon Mythology. Eu acredito que foi aqui que a gente bombou, passando a ser o site brasileiro de Pokémon mais visitado da época. Ainda tivemos a chegada da 6ª geração nesse período, hypando ainda mais a comunidade. Com toda essa movimentação, dá pra dizer que foi minha fase favorita.
O movimento do fórum começava a cair aos poucos nesse período. A quantidade de comentários no site também vinha caindo. Foi por volta dessa época que muita gente migrou para as redes sociais e passou a interagir mais por meio delas. Começamos a nos posicionar nas redes sociais também.
Infelizmente na metade de 2014 tivemos aquela grande queda do 110mb, ficamos cerca de 1 mês fora do ar até conseguirmos nos estabelecer em um novo servidor. Foi uma pena, bem em nosso aniversário de 10 anos estávamos offline. Pelo menos existiam outros sites brasileiros de Pokémon de confiança para os fãs poderem aproveitar.
Nessa brincadeira, a Pokémon Blast News bombou, enquanto outros sites que surgiram nesse meio tempo começaram a ganhar mais destaque, como a Pokémothim e a Pokémon News Center. Quando voltamos, a Pokémon Mythology já não tinha mais a mesma força de antes, mas continuamos no ar com um número relevante de acessos, em especial em nossos detonados.
De 2015 em diante a gente foi mantendo o site, agora na estrutura do Wordpress. Nossa maior dedicação ficou sendo os detonados, que representam o maior volume dos nossos acessos. Não conseguimos mais manter uma equipe engajada pra manter o site atualizado com notícias, ainda mais com o pessoal crescendo e indo assumir as responsabilidades da vida.
Eu percebi que nesta última década a comunidade prefere se informar mais pelas redes sociais mesmo. Por esta razão, as notícias tinham poucas visualizações e zero comentários. Notei que o mesmo acontecia com os demais sites. O pessoal só engaja nas redes sociais. Por isso não me incomodei tanto com a nossa frequência de posts.
Passei a me preocupar mais em soltar informações importantes pelas redes sociais. Ainda postamos uma ou outra coisa no site quando queremos deixar algo registrado. O compromisso estava mais em manter o conteúdo da Pokémon Mythology que construímos ao longo de vários anos, já que esse era o nosso forte.
Post tradicional de bingo da Mythology antes da Presents
É engraçado notar que desde então não vemos mais outros sites de Pokémon ficando relevantes. O movimento das redes sociais foi tão forte que hoje em dia os nomes de mais destaque na comunidade brasileira são os de Youtubers e de perfis no Facebook e X/Twitter. Toda a criação de conteúdo parece ter se concentrado nas redes sociais.
Por sermos um site que nasceu nos anos 2000, ficamos com um padrão de layout ultrapassado, graças à popularização dos smartphones. Em 2019, em nosso aniversário de 15 anos, finalmente inauguramos um layout "mobile friendly". Ainda estamos adaptando algumas páginas pra se adequar a esse layout. O bom é que ele está ficando visualmente melhor no mobile.
Seguimos firmes com a Pokémon Mythology até os dias de hoje, mudando um pouquinho nosso visual sempre em nossos aniversários. Vamos fazendo a manutenção do nosso conteúdo e nos esforçando para nos adaptar aos dias atuais.
DANILO: Creio que sim, foi uma das épocas mais ativas nossa. Havíamos modernizado o site, tínhamos muitos editores contribuindo com notícias e mídias, nossa lista de parceiros era grande... Também era a época de transição entre o Nintendo DS e o 3DS, então muita gente buscava informações a respeito.
Eu tenho carinho especial tanto por essa época quanto pelos anos iniciais do MSN Groups. Principalmente porque os fãs interagiam bastante conosco, participando com comentários ou se oferecendo pra ajudar diretamente na página.
BAKUJIROU: Vou tomar esta resposta, convergendo para o fórum da PM. A melhor fase do fórum da PM pra mim, foi durante o tempo de 2009 pra 2011. Além de ter consolidado as amizades que cultivei e mantenho contato hoje em dia, foi o período em que o fórum cresceu demais a ponto de chegarmos na marca de +8000 usuários cadastrados.
Teve o projeto dos podcasts da PM, criado pelas pessoas do fórum. Conversei até com o moço chamado LSNiro, o atual caster oficial de partidas de Pokémon Unite em torneios. E Twitch streamer de Pokémon Unite. É inclusive um amigo de longa data meu. Eu me lembro que ele mais outros usuários estavam dentro deste projeto.
As brincadeiras de entrevista com membros (sim, entrevistas dos membros do fórum para outros membros do fórum, é uma baguncinha bem divertida).
Não posso esquecer de citar as áreas divertidas, RPG… e a que sempre foi a minha querida, desde sempre. A área de fanfics. Lugar este onde experimentei e acompanhei as melhores fanfics de Pokémon de muitas pessoas queridas e criativas nesse período de 2009 a 2011 onde eu fui muito ativo. Comumente fazia supervisão, lia, incentivava o movimento nas fanfics. Até organizei as chamadas de Concursos de melhores fanfics do fórum (são muitas fanfics para comentar, mas cito a que acompanhei com fervor, Waddle Town - O assassino da Tesoura, e Shining Crystal).
Tem também a citação honrosa pra área de fan artes, pois, para você ser maneiro no fórum, precisa ter avatar legal, banner e signature maneiras. E tinha muita gente com talendo pra coisa artistica [lá].
Gosto demais da seção de desafios auto-impostos (o famoso estilo de jogo Nuzlocke de Pokémon). Mas a nossa comunidade foi criativa e criou diversos tipos de desafios, até temático de signos do zodíaco, Naruto e Digimon Adventure também!
Layout original do 110mb, 2008
Desde a criação do site, vocês tiveram que lidar com inúmeros obstáculos, imprevistos e mudanças, com destaque ao ataque que levou ao apagão de 3 meses do site em Outubro de 2005, a caída do 110mb no meio de 2014, o X9 das ROMs de 2017 que baniu vocês do AwardSpace e as sobrecargas de servidor misteriosas que duraram uns bons 2 aninhos ali e fizeram vocês trocarem de casa mais umas vezes até descobrirem sobre as cópias clandestinas dos detonados.
Não só isso, mas vocês também tiveram muito possivelmente mais domínios que qualquer fansite de Pokémon no Brasil já teve. Contando os domínios principais, os fóruns e os domínios Portugueses eu tenho registro de pelo menos 16.
[anexei uma lista dos endereços que eu tinha pra eles]
Como foi lidar com isso tudo? Que lições vocês foram tirando?
ROBERT:
br.msnusers.com/pokemonmythology
groups.msn.com/pokemonmythology
O domínio groups.msn.com era o padrão do MSN Groups, foi o primeiro domínio logo quando a Pokémon Mythology foi criada em 2004. O br.msnusers.com era um domínio alternativo que também funcionava.
Apesar de funcionar bem, a gente não tinha muita liberdade pra mexer no layout padrão do MSN Groups. Então em 2005 montei um site equivalente no geocities.yahoo.com.br para que eu pudesse ter mais liberdade de mexer no visual do site.
geocities.yahoo.com.br/pokemon_mythology
Mais tarde em 2005 fomos hackeados pela primeira vez. Já faz bastante tempo e mal lembro dos detalhes que aconteceu, mas se não me engano invadiram a conta de um dos gerentes e deletaram o nosso MSN Groups. Por sorte tínhamos um backup do nosso conteúdo, já que eu tinha passado tudo para o GeoCities. Acho que era preciso esperar uns 3 meses para criar um novo MSN Groups com o mesmo nome. Depois do prazo, o Danilo recriou o nosso MSN Groups e retomamos as atividades nele.
pokemonmythology.cjb.net
pokemonmythology.rg.com.br
pokemonmythology.vai.la
pokemonmythology.tk
Não lembro direito, mas acho que os domínios .cjb.net, .rg.com.br, .vai.la e .tk foram domínios que o Danilo conseguiu na época do MSN Groups, apenas para deixar o site mais apresentável, com um link mais fácil de lembrar.
pokemonmythology.pt.to
pokemonmythology.pt.vu
pokemonmythologypt.clictopic.net
Em meados de 2007 surge o Godmew no MSN Groups, um membro de Portugal muito fã do nosso trabalho. Ele queria muito criar uma versão de Portugal para a Pokémon Mythology. Ele entrou para a equipe e criou o site de Portugal. Esses 3 domínios de Portugal foi ele que conseguiu.
pokemonmythology.forumeiros.com
pokemonmythology.iforums.com.br
phpbb88.com/pokemonmytholog
No fim de 2007 o Danilo cria um fórum para a Pokémon Mythology. As redes sociais não eram muito populares aqui no Brasil, então o melhor lugar para os fãs interagirem (sem ser em comentários de notícias) era nos fórums. O domínio .forumeiros.com era o principal, esse .iforums.com.br e .phpbb88.com parece que eram links alternativos.
Segundo banner do fórum
pokemonmythology.110mb.com
O serviço do MSN Groups estava prestes a ser encerrado. No fim de 2008 resolvemos hospedar um site para a Pokémon Mythology no 110mb. As páginas de conteúdo foram migradas para lá e passamos a usar o CuteNews para postar notícias. Dessa vez finalmente começamos a parecer mais com um site grande de Pokémon, tirando o fato que começamos usando um layout feito de frames (formato que era mais popular no início dos anos 2000).
Post do Robert anunciando o novo domínio (09/08/2008)
pokemonmythology.org
O Fórum foi ficando cada vez mais popular e mais movimentado. Por conta disso, em 2010 o forumeiros nos presenteou com o domínio pokemonmythology.org, que usamos para o nosso fórum ao longo dos anos seguintes.
Fórum de 6 anos (08/2010)
pokemonmythology.net
Ficamos um bom tempo usando os domínios pokemonmythology.110mb.com e pokemonmythology.net para o site principal. O Godmew fazia layouts em php que deixava bem mais apresentável. A Mythology já parecia gente grande.
Nós tivemos mais alguns "ataques hacker" ao longo desses anos, geralmente era alguém que tinha descoberto a senha de um admin, acessava e saía deletando páginas e notícias. Contudo, já tínhamos o hábito de fazer backups regulares, então esses problemas eram facilmente contornados em questão de um dia. Um desses ataques foi no dia de um dos nossos aniversários, inclusive, só não me lembro qual. Até o fim do dia a gente já tinha limpado toda a bagunça.
Entre 2010 e 2014, a Pokémon Mythology recebia um volume absurdo de visitas. Era tanto tráfego que às vezes acontecia do servidor cair, fazendo o site ficar fora do ar. Foi então que em 2014 o servidor caiu de vez. Ficamos 1 mês fora do ar. A nossa conta no 110mb era gratuita, mas mesmo assim, eles eram bem generosos no limite de banda. Eu arrisco dizer que foi por conta da Mythology que o 110mb encerrou as atividades.
pokemythology.net
Nesse momento o site completa 10 anos de existência, porém fora do ar. O Godmew estava tentando achar um servidor melhor, mas ele acabou se distanciando. O Danilo então conseguiu um servidor pago que pudesse suprir a demanda de tráfego. Voltamos, dessa vez com um domínio mais curto, pokemythology.net, que usamos até hoje.
Entre 2015 e 2017 tivemos algumas quedas pontuais aqui e ali. Tivemos uma denúncia por conta de disponibilizarmos roms que nos fez perder o servidor (o que mais tarde fez optarmos por não disponibilizar mais roms no site). Outros problemas foram surgindo ao longo de 2018 e 2019. Foi uma canseira pra migrar nosso conteúdo de um servidor pra outro a cada obstáculo que aparecia.
Que os nossos detonados eram plagiados desde 2000 e bolinha não era surpresa, mas enfim descobrimos que eram essas cópias dos detonados que estavam espalhadas por diversos blogs aí afora é que estavam consumindo muito processamento do servidor, encarecendo a nossa conta.
O Danilo providenciou ajustes nas nossas configurações e conseguiu um servidor para o site. Passamos a colocar anúncios no site (coisa que nunca fizemos até então) para custear as nossas despesas com o servidor. Finalmente conseguimos nos estabilizar, sem maiores problemas desde então.
A gente vai aprendendo conforme o tempo passa. Não estamos mais no auge como foi até 2014, mas seguimos firmes até hoje, ainda com uma quantidade relevante de visitas.
DANILO: MEU ARCEUS, você conseguiu reviver todos os meus traumas HAHAHA.
Bom, novamente algumas mudanças aconteceram por falhas nossas e por falta de maturidade. Certos domínios perdemos pelo simples fato de esquecer de pagar (é sério haha). E as dificuldades com servidores que tivemos posteriormente ocorreram também por querermos economizar muito nas soluções. Não usamos propaganda nenhuma no site por anos, então eu também procurava formas gratuitas de hospedagem. Mas não eram soluções eternas nem confiáveis. O barato saiu caro, várias vezes, e demorei pra aprender isso.
E-mail da Mythology sendo chutada do Gubax, 2019
Felizmente, com a ajuda da Swyanne, uma amiga que já trabalhou na Crunchyroll, aprendi a escolher um servidor confiável e a administrar a parte técnica dele diretamente, sem depender de empresas terceirizadas.
BAKUJIROU: Houve uma época que o PM Fórum era tão grande, populoso e movimentado, que concederam o endereço pokemonmythology.org.com (agora só o Danilo lendo isso, pra me dizer ONDE que ele informou pra gente essa novidade da forumeiros, procurei por horas e não encontrei).
O fórum da PM também recebeu ataques e já foi deletado (mais de uma vez, dezenas de posts sumiram por um envio de arquivo do fórum de 3 MESES de diferença) e teve um swipe de muitos tópicos e posts por conta de ataques de hackers. Ou um único hacker que pegava uma conta com poderes de administrar e depois tacava o terror.
Inclusive, um dos ataques foi um rapaz que tinha o prazer de denunciar o site da PM por conta da pirataria que fazia repostando os epis. de anime de uma fansub de Pokémon, fora que ele não gostava da parte de pirataria que existiu na PM, roms de jogos pokemon listados e upados e emuladores.
Layout de 5 anos (08/2009)
Inclusive, algum plano de restaurar o arquivo de posts de 2004-2009 alguma hora? Tão guardados em algum lugar?
ROBERT: Os posts desde o início de 2004 que estavam no MSN Groups não tem como recuperar. A gente nem tinha como baixar um backup, era uma coisa interna da plataforma.
Os posts de 2009 em diante estavam no sistema de notícias joomla, que o Godmew havia criado. A gente conseguiu migrar desse sistema para o Wordpress, mas o autor de quase todos os posts ficou sendo o Danilo, a gente não conseguiu trazer o autor original.
Agora os posts entre 2008 e 2009 que estavam no cutenews, o sistema de notícias que usamos antes, não me recordo o que aconteceu... não sei se alguém ainda tem backup disso ou se perdemos tudo o que tinha nele. Infelizmente acho que não vamos conseguir recuperar.
DANILO: Os posts que estavam no MSN Groups não eram exportáveis para outros serviços, então infelizmente aquele conteúdo antes de 2008 só pode ser parcialmente acessado hoje através do serviço Internet Archive. Já no início do site usamos dois sistemas de notícias antes de mudar definitivamente pro WordPress. Receio que as postagens entre 2008 e 2009, quando usamos nosso primeiro sistema de notícias online, não temos como restaurar hoje, mas algumas coisas podem ser vistas pelo Internet Archive também.
Segundo layout de 2009 (por volta de 29/11/2009)
Fiquei curioso quando descobri sobre a versão de Portugal que o site teve... chegou a vingar? E como foi a relação de fãs portugueses com a Mythology ao longo dos anos?
ROBERT: No começo foi bem recebido pelos fãs de Portugal e recebia visitas. Contudo, o Godmew era sozinho para manter essa versão do site de Portugal. Com o tempo ele não conseguiu manter atualizado, ficou parado por um tempo e depois foi encerrado.
Layout (quebrado) da versão de Portugal, 11/2007
DANILO: Ele era cuidado por um de nossos antigos admins que era de Portugal, o GodMew, então eu pessoalmente não tive muito contato com estes fãs, e também não tinha estatísticas de quantos o acessavam. Mas me lembro de vez por outra ter lido comentários de alguns fãs agradecendo pela página, apesar dela não ter recebido tantas atualizações quanto a principal. Termos estendido um braço pra estes fãs era um gesto que mesmo o pessoal daqui gostava.
Cerca de 2,5% dos nossos visitantes hoje são de Portugal, talvez não tanto quando na época, mas sou grato por estes continuarem nos acompanhando.
Layout (quebrado) do fórum português em 12/2007
Layout do início de 2010
Robert, o primeiro detonado da Mythology, que foi o de DP, saiu pelas suas mãos em 29 de Setembro de 2007, e pelo que eu vi te levou mais de meio ano desde o início.
Desde então você escreveu inúmeros outros. Como foi esse processo pra você, quais foram os aprendizados que você foi tirando? Como a produção dos detonados foi evoluindo?
E pros outros, como foram as experiências de vocês com os detonados?
ROBERT: Os detonados até Pokémon Emerald nós herdamos da Scizor Temple, eu cheguei a fazer algumas revisões depois de um tempo. Em 2006, com 2 anos de Pokémon Mythology, já tínhamos um bom conteúdo produzido, mas até então não havia sido lançado mais nenhum jogo da série principal.
Em setembro de 2006 é lançado Diamond/Pearl em japonês (naquela época os jogos eram lançados originalmente apenas em japonês, a versão em inglês demorava alguns meses para sair). Era comum fãs fazerem patch de tradução para inglês, assim a gente conseguia jogar.
Eu lembro que logo quando o jogo saiu não deu pra eu jogar. A gente usava um emulador de GBA (No$GBA) para jogar este jogo de Nintendo DS. O console havia sido lançado há pouco tempo, os emuladores ainda não eram muito bons. Eu até consegui abrir o jogo nele, mas cada passo do personagem era tão lento que não rolou pra mim.
Depois de algumas semanas, o emulador já estava bem melhor e consegui jogar nele. Com a rom traduzida já dava pra entender a história. Resolvi tomar a iniciativa e escrever pela primeira vez um detonado do zero. Eu escrevi o começo do detonado e já liberei no site. Fui fazendo atualizações conforme eu ia progredindo no jogo.
As páginas no MSN Groups tinham limites de caracteres, então eu tinha que dividir em várias páginas para ir soltando o detonado por lá. Em abril de 2007 finalmente lançou Diamond/Pearl em inglês. Eu já tinha escrito até o 6º ginásio, mas resolvi recomeçar o jogo, agora com a rom em inglês. Fui revisando o que já tinha escrito enquanto isso, depois prossegui normalmente.
Em 29 de Setembro eu terminei o detonado. Eu postei a versão completa do detonado de D/P em nosso site do GeoCities. Naquela época os jogos eram mais simples, então era bem comum detonados de jogos serem colocados inteiros numa única página.
Não demorou muito para a página cair devido ao número de acessos. A essa altura nós já tínhamos começado a migrar o conteúdo para o 110mb, lá o tráfego não era tão limitado, então já passamos o detonado para lá também.
Pros jogos seguintes, segui mais ou menos da mesma forma. Quando saía a rom do jogo japonês com o patch de tradução, eu jogava para já ir ficando por dentro da história do jogo. Eu aguardava lançar o jogo oficial em inglês para então começar o detonado, assim eu já podia tirar as screenshots com os textos oficiais.
No geral, os detonados de remakes e das terceiras versões costumam ser os mais rápidos para terminar, visto que posso usar como base o detonado do par de jogos que deu origem a eles. O par de jogos que introduzem uma nova geração eu costumo levar mais tempo, pois realmente escrevo tudo do zero.
Eu perco bastante tempo tirando screenshots dos jogos, então eu prefiro adiantar toda a parte escrita primeiro para depois providenciar as imagens. Eu procuro identificar as melhores cenas que casam com o texto. Ultimamente os jogos possuem bastante diálogo e sinto que preciso tirar cada vez mais imagens. Os últimos jogos passaram fácil de 1000 imagens. Tento cortar o máximo que dá, ainda assim sobra muita coisa importante. Acho que o conteúdo das DLCs também está fazendo com que os detonados tenham cada vez mais imagens.
Os jogos mais atuais que são estilo mundo aberto parecem ser mais desafiantes para escrever os detonados. São várias áreas para explorar e não há uma ordem definida para abordar cada área. Eu tento identificar alguma sequência de áreas para explorar que faça sentido e tento dar a melhor cobertura possível, de forma que o jogo possa ser explorado por completo.
Os jogos da série Legends parecem necessitar de uma atenção maior também, visto que neles são introduzidas várias mecânicas que fogem do padrão dos jogos tradicionais, então eu tenho que investir mais tempo explicando. Eu optei por colocar vários quadros explicativos no detonado de Legends: Arceus por conta disso e imagino de terei que fazer algo parecido com Legends: Z-A.
Trecho do detonado de Legends Arceus
Depois que eu escrevo todo o conteúdo de pós-game, conteúdo de DLC (se houver) e depois que coloco todas as imagens em um detonado, aí sim dou por encerrado. Nesse momento, eu faço também uma versão em PDF do detonado para quem quiser baixar e ver offline.
DANILO: Às vezes eu mesmo recorro aos nossos detonados, mesmo hoje, haha. Cheguei a escrever alguns poucos também, como o de Pokémon Colosseum. Este, mais do que apenas dizer o que fazer, quis também explicar a história em si, do que acontecia em cada parte da história, já que era um jogo com bastante foco nisso (e por ser um jogo em inglês, não queria que os fãs que não dominam o idioma ficassem alheiros a esse conteúdo do game).
BAKUJIROU: Não existiam detonados de jogos fora da linha principal de jogos de Pokémon. Conversava até com o Jurgen sobre isso, e como eu tinha uma imensa paixão por jogos de spin-off, eu mesmo tomei as rédeas e fui pré-formatando o detonado PMD Rescue Red/Blue Team no fórum PM.
Mais tarde, com ele completo, eu decidi remontar página em Google Drive/Docs e upei e então apresentei ao Jurgen. E se transformou num dos detonados também. Em seguida fiz os de TCG e o TCG2 [de] GBC. Dai finalmente, produzi o PMD [Explorers of] Sky e o Pokémon Legends Arceus, o jogo que eu hypei demais e o que foi o mais divertido de fazer.
Como sou uma pessoa que viveu e cresceu nos anos 90, eu tive muito costume de ler revista de jogos e detonados. Então eu não tive muita dificuldade de decidir se o que precisava escrever fosse algo mais descritivo informando a estória que está ocorrendo enquanto dou dicas de como prosseguir ou indicar onde precisa se dirigir tal como boa parte dos detonados de Jurgen, ou algo mais minucioso a ponto de eu colocar os Pokémon disponíveis pra capturar no PMD ou detalhar cartas e tipos de estratégias que os inimigos fazem e como contra-atacar elas no jogo TCG 1 e especialmente no TCG 2 que precisa ter muito tempo pra deckbuild pra fechar o jogo.
Já Legends Arceus é mais engraçado... porque ele vazou [uma] semana antes do jogo estar à venda disponível em lojas digitais (ou day 1 em lojas físicas de países tipo os EUA ou da Europa/ Japão). Então, eu basicamente printava e pegava gameplay dele que foram streamados pela Twitch. O que era complicado. Mas eu pude ter uma visão de como funcionava o jogo antes mesmo de por as minhas mãos na minha cópia (digital) e com ela trabalhar pra fazer print a print do Switch (meio que bem parecido com o que fiz nos detonados de gameboy ou de NDS, printando as telas e organizando a pasta e colocando no site/ word do Google Drive/ Docs.
Depois só precisei rever cada linha escrita, que é a parte mais complicada pra pessoa que redige o texto, reler e polir o texto escrito. Isso acontece por nós termos modismos e o nosso cérebro ser mais acelerado que o que digitamos vai processar o que nós pensamos da forma que escrevemos. E mesmo nós relendo o mesmo texto vamos pensar, ah entendi assim, pode continuar que to entendendo do mesmo jeito que tá escrito. E quando vai olhar com mais calma, falta umas vírgulas separando. Uma pontuação seguida, ou só escrever certo as palavras (e remover o excesso da mesma palavra repetindo). O que leva 2x ou 3x o tempo entre: escreve, ler, escreve, rele o que escreveu, para pra pensar o que releu e escreve e depois reler pra confirmar que vai ficar daquele jeito.
Layout de 6 anos (08/2010)
Como você enxerga a relação do site com os detonados ao longo dos anos? O quanto o interesse do público neles foi mudando ao longo dos anos?
ROBERT: As páginas dos detonados são de longe as que mais recebemos visitas em todo o site, sem dúvida é o carro-chefe da Pokémon Mythology.
No começo dos anos 2000 era bem comum os fãs travarem em alguma parte do jogo e procurarem ajuda nos detonados escritos, até porque não tinha conteúdo em vídeo na época. É engraçado notar que mesmo depois de 2 décadas eles continuem sendo relevantes, mesmo com tanto conteúdo em vídeo sendo produzido hoje em dia.
Eu imagino que, apesar dos vídeos das gameplays mostrarem diretamente o que é preciso fazer, muitas vezes a pessoa só quer fazer uma consulta rápida e pontual, então um detonado escrito acaba sendo mais prático do que assistir alguns minutos de vídeo.
Por incrível que pareça, o detonado que mais recebe acessos é o de Pokémon FireRed/LeafGreen, que acredito que muita gente já consiga jogar com o pé nas costas. Ele tem cerca de 1500 pageviews diárias.
DANILO: O que enxergamos pode vir muito do que eu observo na minha bolha, assim como o Robert na bolha de vivência dele. Eu tenho visto repetidas vezes pessoas comentarem hoje que, quando querem pesquisar dicas sobre algo muito específico em certos jogos, "detestam" ter que assistir longos vídeos pra encontrar aquele fragmento de informação. Um detonado em texto permite encontrar mais facilmente esse tipo de ajuda. É curioso, mas o interesse pelos detonados em texto pouco variou com o passar de tantos anos. Até hoje, é nosso conteúdo mais visto por uma boa margem. Aliás, os 3 detonados que constantemente são os mais acessados são de jogos antigos, sendo o de FireRed/LeafGreen, Emerald e HeartGold/SoulSilver. É um dado interessante de se estudar. Mostra que o público brasileiro tem dificuldade pra ter contato com as gerações mais novas, possivelmente pelo custo envolvido.
BAKUJIROU: Eu sempre que falava de PM pras pessoas na vida real eu perguntava, algum dos detonados foi de ajuda? E sempre me respondiam que nunca perderam o hábito de jogar Pokémon usando algum dos detonados. Então, vejo que eles são atemporais, por serem facéis e simples pras crianças e também com um CTRL+F é simples localizar o fragmento do jogo em que você está com dúvidas.
Layout de 7 anos (08/2011)
Banner do Fórum de 7 Anos
Me conta um pouco sobre os fóruns da PM, que foi uma das partes da comunidade online de Pokémon que eu menos cheguei a me envolver. Como era a rotina? A galera se entrosava bastante? Que tipo de posts surgiam por lá?
ROBERT: O fórum era o principal lugar para os fãs interagirem entre si. O pessoal podia postar sobre diversos assuntos. Muitos faziam amizades por lá. A gente organizava por vários tópicos, como anime, games, TCG, fanarts, fanfics, competitivo, entre outros. Então, tinha tópico pra todo gosto.
Quinto banner do fórum
Também tivemos o Pokémon Mythology RPG, um fórum separado, onde era possível jogar RPG de fórum. Por um curto período tivemos ainda um outro fórum separado chamado Route One Fan Games, voltado para rom hacking, mas infelizmente não durou muito por pouco interesse do público.
Banner do RPG
Banner do Route One
O fórum principal era bastante movimentado até o início dos anos 2010. Conforme as redes sociais foram ficando mais populares, o interesse foi caindo até o pessoal parar de frequentar.
Sexto banner do fórum
DANILO: Bom, o fórum era dividido em vários temas bem diferentes, como uma área pra tirar dúvidas sobre os jogos, para escrever fanfics de Pokémon, postagem de artes, áreas de batepapo gerais como música e vídeos... queríamos sempre que possível criar um espaço confortável para todos, independente do interesse pessoal de quem visitava (se a pessoa gostava de escrever, ela ia pra área de fanfics, não precisava interagir com partes que ela não se interessava tanto). O fórum era como uma cidade viva, e pra cuidar dela tínhamos várias pessoas cuidando de cada área. Isso possibilitou organizarmos vários eventos em cada uma dessas áreas. Por exemplo, chegamos até a fazer um concurso de AMVs com cópias originais de Pokémon Black/White como premiação.
Sétimo banner do fórum
Acho que a possibilidade de juntar pessoas com interesses parecidos ao mesmo tempo que não mistura interesses "indesejados" é algo que os fóruns até hoje fazem melhor do que redes sociais modernas. Redes sociais tendem a espalhar o que cada um faz para todo mundo, e isso causa conflitos com quem não gosta de certo tipo de conteúdo. Experimente falar bem de Pokémon Sword/Shield no Twitter/X, você sabe exatamente o que aconteceria =p. Não que discussões também não acontecessem no fórum, porém a moderação ajudava a manter o respeito das discussões aplicando as regras a cada caso. Enfim, eu fiz amizades nessa época que perduram até hoje.
Oitavo banner do fórum
BAKUJIROU: Basicamente respondi apenas disso, desde lá atrás hIHASIHDIAHIDHIA. Eu fui muito ratinho de fórum. Deu pra notar o quanto que conheço das estórias e recantos obscuros do fórum hiahihaihai
Layout de 8 anos (08/2012)
Segundo Banner dos 8 anos
Nono banner do Fórum
Foi difícil lidar com o fim das multimídias quando mudaram pro WordPress? Quais algumas das mudanças mais conscientes que o site adotou ao longo dos anos, seja por necessidade, pra se adaptar aos tempos ou por vontade própria de vocês?
ROBERT: Foi uma pena. Às vezes essa era a única alternativa que alguns fãs tinham para ter acesso a determinadas mídias. Às vezes essa era a única forma de preservar um material e evitar que ele vire uma lost media ao longo do tempo. Infelizmente, como já tivemos problemas com pirataria, resolvemos remover as multimídias do site.
DANILO: O WordPress em si não foi o responsável por perdermos multimídias (até mantivemos elas por um tempo), acho que foi apenas coincidência. Ficou mais difícil manter aquele tipo de conteúdo, por isso tivemos que eliminar aquilo aos poucos naquela época.
A maioria das mudanças nesse sentido envolveu a remoção de conteúdo, para se adaptar aos tempos mesmo, não por nossa vontade. Como exemplo pessoal, eu mesmo demorei pra ter condições de ter meu primeiro jogo original de Pokémon. A maior parte dos acessos aos detonados são de jogos que não são possíveis de se adquirir atualmente, isso indica que infelizmente o acesso à franquia para muita gente ainda é por meios "alternativos". Quanto a vídeos, temo que certas coisas acabem virando lost mídia pela falta de preservação. Mas se é para levar a Mythology adiante, infelizmente certas coisas tiveram que ser deixadas para trás mesmo.
Layout de 9 anos (08/2013)
Décimo banner do Fórum
Em contraponto, quais são alguns aspectos que vocês insistem em manter, não importa quanto tempo passe?
ROBERT: Eu estou comprometido em sempre escrever os detonados dos jogos da série principal, não importa por quais dificuldades eu possa estar passando. Eu me esforço e dou um jeitinho para garantir pelo menos isso, pois sei do valor que muitos dão a esse material.
DANILO: Emuladores. Eles, em sua grande maioria, não são ilegais, por mais que a Big N queira fazer outros acreditar que são. Porém também não os hospedamos mais, apenas indicamos o local onde podem ser encontrados.
BAKUJIROU: Acreditar sempre na comunidade, dar apoio aos que precisarem. Fazer amizades com quem tiver mais contato. Manter a curiosidade em aprender sobre Pokémon. Buscar pontos fortes em sua experiência ao jogar ou assistir ou até mesmo vivenciar o TCG/ VGC de Pokémon. Essa franquia é rica em detalhes, em experiência sonora, de estórias boas de mangás e filmes até de episódios da versão animada, da experiência visual (pode-se perceber que em 2020, ocorreu um BOOM de popularidade de colecionar cartas Pokémon? Por conta dos visuais bem trabalhados e fator colecionismo).
Ou apenas procurar a pelúcia de seu Pokémon favorito, apenas pra satisfação sentimental. Não importa se é algo pequeno ou algo grande. Apenas aproveite e se você conhece pessoas que não saibam o que é Pokémon, mostre. Aposto que fãs irão indicar melhor pra você o que funcione. Não gosta de RPG parado do core de Pokémon? Joga Legends Arceus ou Pokémon Unite. Gosta de emoção a cada momento e que lutas não dependem de apertar um botão? Joga Pokémon de carta. Não gosta do videogame mas quer saber da estória? Procure o mangá ou veja o anime.
Banner do Fórum na Copa de 2014
Banners especiais do Fórum pré-10 anos
Layout de 10 anos (08/2014)
Banner do Fórum de 10 Anos
Qual a sua parte preferida do site como leitor?
ROBERT: Eu gosto mais das seções dos personagens, da Poké-Agenda e algumas outras páginas mais informativas, como as páginas sobre as insígnias e as Pokébolas. Digamos que eu prefiro o tipo de conteúdo que nos permite aprender mais sobre o Mundo Pokémon. Gosto muito dos detonados, mas acho que não colocaria no meu top seções favoritas do site.
DANILO: A área de Artigos. Ela nos dá espaço para postagens um pouco mais atemporais ou opinativas. Tem bastante coisa interessante ali.
BAKUJIROU: Os detonados e as matérias de curiosidades, tal como o de Frutas Berries, Pokémon Contests, ou a página de Fósseis de Pokémon ou o vídeo da History Channel sobre Pokémon.
Layout de 11 anos (08/2015)
Qual o layout do site que mais te marcou?
ROBERT: Acho que o que eu mais curti foi o de 11 anos (o Mega Pokémon Mythology, com o Mega Blastoise e Mega Charizard Y no banner). Foi um dos primeiros quando mudamos pro Wordpress. A gente fez uma brincadeira, pois o banner tinha uma 2ª versão, com um shiny Mega Blastoise e shiny Mega Charizard Y. Cada vez que você acessava alguma página no site, o banner era recarregado e tinha 5% de chances do banner shiny aparecer.
Versão Shiny do Banner de 11 anos
Foi a partir desse layout também que a gente conseguia substituir o menu lateral direito por um submenu específico de alguma seção, como a seção de jogos por exemplo. Algo parecido com o que acontece no site Serebii. Esse layout serviu como base pros layouts seguintes (até a versão do Zeraora), são os layouts que achei mais legais.
Falando nisso, o que eu menos gostei foi o layout de 9 anos. Ele era todo preto e os menus pareciam só textos soltos pelo layout. Esse layout também tinha versões na cor azul, vermelho, verde e amarelo. A gente mudava a cor padrão todo mês, mas membros cadastrados tinham a opção de escolher a cor do layout que preferissem. Ele foi inspirado no "tema metro" (estilo Windows Phone/Windows 8). A ideia até que foi legal, mas não curti muito como foi a execução.
DANILO: Aquele do Ash e Zoroark, auge do período "frutiger aero" da internet, era top. Foi na época de maior modernização do site. O layout de Galar também me marcou, por ser da época em que finalmente estávamos alcançando uma estabilidade técnica pro site.
BAKUJIROU: Gosto desse de Cobre com vitrais que teve no site da PM.
Já no quesito de visual layout de Fórum da PM, curti muito o tempo que eu navegava o Reshiram e Zekrom. Teve um banner comemorativo que tinha Latios e Latias que você tinha a chance baixa de ver eles na forma shiny também, era um easter egg legal. E eu AMAVA aquele design verde do Rayquaza, era muito bom.
Versão Shiny do Banner de 9 anos
O design que me faz saudosista é um estilo mapinha envelhecido com o Pikachu desenhado.
Layout de 12 anos (08/2016)
Quais alguns dos outros projetos que foram surgindo na comunidade brasileira de Pokémon ao longo desses anos que você mais admirou?
ROBERT: A Scizor Temple e a PokéPlus eram os que eu mais admirava logo quando a Pokémon Mythology começou. Acho que eu citaria também a Myutsu, que também tinha um trabalho de muito bom.
Dos que surgiram ao longo dos anos, com certeza a Pokémon Blast News, que trouxe bastante conteúdo, com maior destaque nas notícias de Pokémon. A Pokémothim também, sendo o único lugar que ainda disponibiliza os episódios para download.
DANILO: Lá no passado tive bastante interesse num projeto chamado Pokémon A Lenda (depois batizado de Pokémon Denshou Online), a primeira tentativa de criar um mmorpg não-oficial de Pokémon. O projeto infelizmente não vingou, mas ideias semelhantes acabaram surgindo depois, em geral na forma de mods em outros jogos já existentes. Posso citar também a antiga Bruthais Fansub, que ajudou muita gente a ter contato direto com o anime direto do Japão.
Nós hospedamos um projeto de fakédex também, criados por uma antiga artista da nossa comunidade. Recentemente restauramos o conteúdo e ela está novamente disponível em nossa página!
E, hm... podemos citar campanhas também? Partiu de um de nossos membros uma petição para a vinda oficial dos mangás de Pokémon Adventures pra nossa terra. Essa campanha espalhou rápido por outros sites, até que juntos conseguimos cativar a atenção da Panini para realizar esse desejo. E a publicação continua até hoje!
Imagem da campanha de Adventures no Brasil
Mas se for pra apontar o projeto recente que mais admiro, escolheria o Pokéverso. Eu compartilho do sentimento de querer guardar arquivos das coisas para mostrar pras gerações seguintes, coisas que poderiam se perder no tempo principalmente, e vocês estão fazendo exatamente isso. Quero muito continuar vendo as relíquias mitológicas que vão desenterrar =]
BAKUJIROU: Acho que citei um, o de podcast da PM. E teve mais projetos, como o concurso de AMVs de Pokémon no Fórum da Pokémon Mythology, eu fiz amv nessa epoca, aihiahia
Também posso destacar o projeto (na realidade já foi até idealizado) de RPG de Pokémon em Fórum (e sei que a comunidade criativa do Fórum da PM acabou culminando na criação de um Fórum dedicado apenas pra RPG, graças a membros), inclusive, insisti ao Kel para que eu desse voz para que eles participem!
Teve o de estátuas de Pokémon que surgiram em diversos pontos de parques em São Paulo se não me engano, logo depois do boom do Pokémon GO.
Layout de 13 anos (08/2017)
Quais são suas memórias favoritas desses anos da Mythology, alguns dos momentos que você guarda com mais carinho e orgulho?
ROBERT: Cara... são mais de 20 anos de história, foram tantos momentos que é fácil muita coisa ficar de fora. Vou destacar alguns momentos marcantes que me vieram à mente agora.
De vez em quando a gente conseguia contato com algum dublador do anime e fazia uma entrevista. Acho que os mais marcantes foram as entrevistas com o Guilherme Briggs, Fábio Lucindo, Márcio Araújo e Isabel de Sá, pois ocorreram em eventos e tínhamos alguém para fazer as perguntas pessoalmente.
A gente chegou a fazer diversos tipos de concursos para os fãs, como concurso de desenhos, de AMVs, de melhor resposta e coisas assim. Entre os prêmios, já teve camisa autografada pelos dubladores, jogos de Nintendo DS, console de Nintendo 2DS e 3DS e certa vez até fizemos sorteio de um tamagotchi do Eevee.
O fórum PokéShiny, por volta de 2012 e 2013, tinha um projeto de uma revista online mensal chamada Shiny Magazine. A gente tinha uma parceria com eles. A revista tinha uma seção chamada Matéria Mythology que era escrita por mim. Todo mês eu escrevia sobre algum assunto do Mundo Pokémon e mandava para a PokéShiny inserir na revista.
Uma vez, em parceria com outros sites, movimentamos a comunidade para tentar reverter a mudança da dublagem do anime para o Rio de Janeiro, infelizmente sem sucesso.
Página da manifestação no Facebook
Já fizemos uma campanha/petição, também em parceria com outros sites, para trazer o mangá Pokémon Adventures para o Brasil. Aqui tivemos sucesso e a Panini continua lançando volumes do mangá até hoje.
Talvez isso possa parecer pequeno, mas para mim, cada detonado finalizado é uma grande vitória. Posso dizer que tenho bastante orgulho desse trabalho.
DANILO: Toda vez que algum visitante ou membro do antigo fórum comentava e agradecia alguma ajuda que ela recebeu nossa, seja de alguém da staff ou de algum conteúdo que ela encontrou no site, aquilo sempre fazia eu ganhar o dia.
BAKUJIROU: A primeira coisa que vem em minha mente é, algo que me marcou profundamente, pois envolvia o fórum e o remake que eu esperava TODOS OS DIAS pra acontecer (de 2004 até 2009 eu pedia TODO DIA pelo remake de Gold e Silver)
Este foi um projeto da comunidade do Fórum ativo e fervoroso de Pokémon da PM, que sabia que o Jurgen ia ter um delay e como todos estávamos em polvorosa com Pokémon RATO GORDO e SOUSILVA version totalmente em japonês, fizemos uma equipe, e fomos remontando um detonado e criamos uma força tarefa comunitário pra este documento do google. Foram horas de conversas no MSN, troca de mensagens no tópico, edições dentro do documento... Nossa, fizemos de tudo! Tinha gente que se propôs a encontrar ITENS OCULTOS do chão, pra terem noção do desespero em contribuir, haihai
Mas foi o momento mais mágico, satisfatório.
Layout de 14 anos (08/2018)
Qual você acha que é o segredo do sucesso e da resiliência do site, no ar há mais de duas décadas?
ROBERT: Se a gente não tivesse um conteúdo de qualidade, duvido muito que duraria todo esse tempo. Nossos visitantes reconhecem o valor do nosso trabalho e têm preferência por ele. Sendo assim, é natural que voltem a visitar o site mais e mais vezes.
Já tivemos nosso conteúdo plagiado por outros sites inúmeras vezes, todos esses sites foram deixando de existir ao longo dos anos. Com o tempo, os fãs vão percebendo quais são os locais de confiança.
Eu acho que seria uma grande perda para a comunidade se o site acabasse, depois de tanto tempo que a gente sustentou ele no ar. Por isso que sempre me esforço para que ele continue existindo. Sei que o nosso conteúdo é útil pra muita gente. Por mais que eu não tenha tanto tempo para dedicar ao site como gostaria, faço o possível pra não deixar o site morrer.
DANILO: Teimosia, talvez? Haha. Nós passamos por muitos altos e baixos nesse longo período. E às vezes, falando em particular, teria sido mais fácil simplesmente chamar a equipe e dizer "gente, não tenho mais tempo e energia suficiente pra cuidar da Mythology" e desligar a chave. Mas por mais que tenhamos pisado bastante no freio em anos recentes, eu sempre pensei que a gente ainda está sendo útil pra alguém. E é por esses que eu quero continuar mantendo o site.
BAKUJIROU: O site se baseou em que qualquer um que pudesse postar, poderia criar news para o site. E é algo simples.
Acabou que pode ter se diminuido o número de pessoas que postam, mas o meu interesse em criar algo, é por conta da minha necessidade de escrever. Eu acabei virando uma pessoa que gosta de ler e escreve muito (acho que reparou pelo tanto que falo).
Layout de 15 anos (08/2019)
Muita coisa mudou desde 2004. Hoje, 2025, qual é o objetivo da Mythology? Planos pro aniversário e pro futuro do site?
ROBERT: Da minha parte, o maior objetivo é trazer informações sobre Pokémon para o público brasileiro. Tem muito conteúdo que muitos querem consumir em nosso em idioma, então nos esforçamos para suprir essa necessidade, na medida do possível.
Por tradição, a gente sempre faz uma alteração em nosso layout em nossos aniversários. Às vezes é só uma mudança de banner, mas de vez em quando fazemos uma alteração maior. Neste dia também costumo anunciar algumas páginas que conseguimos atualizar.
No momento não tenho grandes planos pro futuro do site. Reconheço que estamos deixando a desejar na atualização de várias seções do site, então o foco é trazer esse conteúdo que está faltando.
DANILO:Pokémon Legends Z-A vem aí, certo? Vamos procurar ajudar os fãs mais uma vez, tanto com detonados quanto com lives mostrando os jogos. Tenho o desejo de abrir sessões com informações que sejam úteis sobre esses jogos também, se eu tiver a possibilidade. Ah, e comissionamos uma artista (@ButterTrixx) que preparou um novo banner tematizado muito bonito, pra ficarmos bem no clima dessa nova aventura. Mal posso esperar pra verem. =]
[obs.: banner novo já no ar no site e também presente no fim da entrevista!]
Layout de 16 anos (08/2020)
Banner do Fórum em Reforma
Banner depois de pronto
Como anda a vida? O quanto as coisas mudaram nos bastidores nessas últimas duas décadas? Muitas responsabilidades? Algum outro lugar que a galera pode te acompanhar?
ROBERT: Eu tinha 13 anos quando comecei na Pokémon Mythology, ainda estava na escola. O tempo passou, eu fiz faculdade, me formei em contabilidade e trabalhei em algumas empresas ao longo dos anos. Hoje trabalho de casa mesmo. Minha dificuldade está mais em conciliar o trabalho e o lazer (meu trabalho na Mythology eu vejo como lazer).
DANILO: Estou com 37 anos. Meu pai e meu último avô já são bem idosos. Acabei de completar 18 anos no emprego atual, que tinha 8 pessoas lá no início executando certa função e hoje tem apenas 2 (ou seja, imagina a sobrecarga). Não tá fácil, mas sigo olhando para o céu inspirado pelo Entei dizendo que tá tudo bem agora.
Imagem das streams do Danilo. Pega as referências!
Eu estou presente na nossa comunidade do Discord, no X, faz algum tempo que comecei a fazer lives no YouTube e na Twitch. Mas de todos os lugares, eu recomendo me seguirem (e seguirem a Mythology!) no BlueSky! Pode parecer que não, mas a rede segue bem viva. Se precisarem de ajuda pra achar conteúdos lá podem me procurar, ficarei feliz em ajudar. É uma rede tecnologicamente bem interessante, tem vários projetos surgindo baseados nele, ao mesmo tempo que ele lembra uma época melhor da internet, mais orgânica e natural.
BAKUJIROU: Agitada, ultimamente. Entre períodos em que eu estive trabalhando e estudando, eu mantinha um pé por aqui. Nem que seja apenas um post no site. Já o fórum tem um bom tempo que eu acabei deixando de lado, infelizmente.
Eu tentei fazer streams jogando jogos que eu curto ou tenho interesse de experimentar ou rejogar/ revisitar. Atualmente está em hiatus indefinitivo, por eu não possuir uma máquina própria, eu pegava emprestado. E só ficou registros em meu canal [do] Youtube.
Eu ando e visito muito canais de Twitch, eu acho legal acompanhar gameplay e sou viciado em Pokélol (Poké Unite).
Layout de 17 anos (08/2021)
O quão Pokémon ainda é parte da sua vida comparado a quando começou na PM?
ROBERT: Pokémon continua bastante presente na minha vida. Acompanho as notícias, acompanho o anime toda semana e jogo os jogos da série principal sempre quando lançam. Acho que eu jogava com mais frequência quando comecei na PM, mas tirando isso, nada mudou.
DANILO: Como comentei, eu comecei a fazer lives faz certo tempo. Nelas eu uso um personagem original para me representar (já ouviram falar de vtubers? Pois é). E eu fiz questão de incluir na "lore" desse meu personagem de que eu nasci na região de Johto e por um acidente com Unowns na infância acabei vindo parar aqui, no mundo humano. É, acho que dá pra dizer que Pokémon ainda está na minha essência.
BAKUJIROU: Sempre (a partir daquele detonado de 1998). Na realidade... Eu passei a virar uma esponja multimídia de Pokémon. Eu conheço qualquer coisa que pergunte.
TCG (eu me atualizo e jogo). Videogame? também. Spin-offs, vish, meus preferidos. Mangás? Li e conheci vários (graças a fansub do PokéPlus que eu conheci a maravilha que é a obra Pokémon Special/ Adventures e com isso, li muitos mangás depois dele).
Música? também conheço, as cantadas de animes e as de OSTs de jogos. Filmes? Assisti todos que já saíram. Anime? Sou louco por anime, uma realização de vida minha é terminar de assistir todos os epis de todas as temporadas de pokémon, recentemente assisti (maratonei hardcore) Pokémon Diamante/Pérola, Pokémon Best Wishes (e pasme, eu não achei ruim!), Pokémon Advanced Generation (estou na metade na atualidade). Se eu termino Advanced Generation me restam 2 temporadas (aquela onde Goh e Ash se aventuram e Ash se despede do anime, e o anime atual Horizons).
Pokémon Unite? Eu conheço o competitivo, os items, sou main Garchomp e de Pokémon físicos, mas sei brincar com vários outros (POR FAVOR TPCi, coloca MEU TYPHLOSION NO JOGO PLS).
Projetos de Pokémon? Conheço. Sigo a página japones de pokémon, então o PokéToons eu assistia tudo lá primeiro, muito tempo depois, que trouxeram os curtas PokéToons para cá no ocidente. Ah e o Project Voltage! (collab Hatsune Miku e Pokémon) é MUITO legal.
Layout de 18 anos (08/2022)
Como você enxerga a comunidade de Pokémon atual?
ROBERT: Antigamente o pessoal parecia mais leve, curtia mais as experiências que Pokémon podia proporcionar, era mais engajada e colaborativa. É claro que desavenças volta e meia aconteciam. De maneira geral, dava pra se divertir bastante com a comunidade da época.
Hoje em dia o pessoal mais velho parece ter desenvolvido um senso crítico muito alto para as coisas relacionadas a Pokémon. Já o pessoal mais novo me parece ser bem mais consumista. Contudo, Pokémon continua sendo uma alegria para comunidade, a ponto de reunir todo mundo em torno do mesmo assunto. Os tempos mudaram, então temos que nos adaptar para continuar tirando bom proveito da comunidade.
DANILO: Assim como Pokémon ganha gerações, a comunidade também ganha. O público segue se renovando com crianças bem jovens que já começam brincando no Nintendo Switch, enquanto na outra ponta um velho fã, preocupado com a aposentadoria, não sabe se fica empolgado com o Mega Dragonite ou se levanta a bengala de genwunner pra reclamar. No início a única discussão era qual era seu Pokémon (ou inicial) favorito, hoje é qual a sua época favorita. Agradar a todos ao mesmo tempo é impossível. Mas Pokémon consegue agradar a todos de forma individual, de uma forma ou de outra. Por exemplo, tem pessoas que não sabem jogar TCG, mas colecionam as cartinhas simplesmente pelas artes. E tá errado? Acho que quando a comunidade entende, ou se lembra, que existem formas diferentes de gostar de Pokémon, o ambiente pode ficar muito bom.
BAKUJIROU: Tem uma para cada coisa que queira acompanhar.
Pra jogar Pokémon cartinha na sua cidade, use esse site. É um localizador de lojas, onde pessoas se reúnem pra jogar e trocar cartas Pokémon, uma mão na roda. Busque na sua cidade, vai se surpreender se encontrar lojas onde vive.
Comunidade de jogadores competitivo de pokémon pode encontrar tanto em simulador de batalhas como em servidor de Discord.
Se apenas fala sobre anime e coisas relativas? Tem muitos, MUITOS Pokétuber (Youtuber Pokémon) bons, divertidos, informativos. Kaka - Mestre Pokémon!, Mineira sem Freio, Zé Renacho, ExKate, Treinador Zard, Bugadoplayz, LSNiro…
Layout de 19 anos (08/2023)
O que fazer parte da Mythology te proporcionou?
ROBERT: Me proporcionou conhecer outras pessoas que possuem a mesma paixão por Pokémon que eu, logo, fiz novas amizades. Me trouxe satisfação por fazer aquilo que gosto e reconhecimento por parte daqueles que acompanham o meu trabalho.
Apesar de não me interessar por redação ou jornalismo, a Mythology fez eu me preocupar mais com o meu português. O que eu já escrevi por conta do site não é brincadeira. Como aprendemos a grafia das palavras por meio da leitura, me esforço para escrever corretamente.
DANILO: Amizades. Eu nasci e vivi no interior do estado de São Paulo, sem ter muito acesso a eventos. Então meu maior contato com outros fãs sempre foi online. Sou grato por ter conhecido tanta gente dessa forma através da Mythology. ^^
BAKUJIROU: Conhecer muitos amigos que gostam de Pokémon e que me fizeram me conectar por esse amor que tenho pelos Pokémon. E de gostar de ler fanfics, né LukeHidron?! hiahiahiaiahi
Eu seria presunçoso a ponto de dizer que fui o responsável pela expansão dos mundos de PM. Mas na realidade, foi graças às pessoas, às amizades e à determinação da comunidade que fez ela se expandir de modo saudável. E disso eu me orgulho que ainda exista, por mais que eu não seja ativamente ativo nos fóruns e/ou servidor do Discord!
Layout de 20 anos (08/2024)
Pensamentos finais sobre os 21 anos da Mythology? E uma mensagem pros leitores?
ROBERT: Não é qualquer um que consegue ficar tanto tempo no ar. É muito bom poder contribuir com os fãs e saber que de alguma forma marcamos a vida deles. A gente olha para trás e consegue dizer que tudo que a gente construiu valeu a pena. Agradeço a todos que participaram de nossa história! E espero podermos continuar impactando na vida de vocês nos anos que estão por vir, porque a nossa jornada continua!
DANILO: Gente, muito obrigado pelo carinho de vocês nestes anos todos. Nossa equipe atual pode ser pequena, podem ter muitos afazeres, mas quero agradecer a cada um que nos ajuda hoje e já nos ajudou no passado.
Saudades de tu, TH. Obrigado Brendon, por reviver a Mythology lá no início. Vai se ferrar 110MB, que nos deixou na mão sem avisar (xD). Lembranças ao GodMew, que hoje segue sua própria estrada. Toda a felicidade do mundo pra Bruna, que cuida do nosso Facebook e está gerando um novo treinador (ou será treinadora?) Pokémon dentro de si! Gabs, um dia todas as suas teorias se conectarão, e vai ser absolute cinema. Maririn Wanwan, você não foi da staff, mas fez parte dos primeiros visitantes do nosso grupo e tive a imensa sorte de te conhecer recentemente, pra mim você representa os fãs que me deram forças pra continuar seguindo com a Mythology em frente. Robert, cê é meu parceiro mais antigo nessa, teu conhecimento da franquia é insano, às vezes penso que você é o próprio Mewtwo mesmo. Grupo da Pokémon Mythology RPG, a organização de vocês me deixa muito feliz, eu queria aprender convosco.
Tem muito mais gente que não dá pra citar. Os visitantes do site são milhares. Os fãs Pokémon pelo mundo, são milhões. Torço que todos nós possamos continuar nos divertindo à sua maneira por mais um ano. ^^
BAKUJIROU: Agradeço por todas as pessoas das quais conheci nestes longos anos as pessoas que consegui contatar novamente em WhatsApp e todas as demais pessoas que posso ter perdido contato, mas guardo carinho por cada uma delas! (se precisar encontrar alguém do fórum ó, tá aí, o link. Qualquer coisa me chamem também)
Mesmo eu não citando cada um por nome, se alguém que está lendo aqui me conhece, ou se lembra daquele moderador carrancudo que falava firme demais, saiba que é apenas porque eu trabalhava de policial do fórum, pra manter o ambiente seguro pros demais, tal como a estorinha do meu nick.
Layout de 21 anos (08/2025)
Depoimentos
É claro que não podíamos deixar de dar voz à outra parte essencial da história da Pokémon Mythology: a comunidade!
No momento de publicação dessa matéria, essas foram as mensagens deixadas pela galera:
Muita história boa! Se você quiser, ainda pode contribuir e deixar um depoimento pro site aqui e adicionar à esse mural.
Pra acompanhar a planilha e ver respostas novas é só clicar aqui.
Apelos do maior fanboy desse Pokéverso
Bom, você pode achar que essa matéria é uma carta de amor minha à PM, mas na verdade é uma tentativa de retratação disfarçada. Deixa eu explicar.
No Natal de 2008, uma versão de 7 anos do caro redator que vos fala se encantou com o vislumbre de seu primo jogando Pokémon Pearl em um DS Lite (edição especial Dialga e Palkia) pela primeira vez na vida. Um videogame portátil? Com duas telas? Uma delas é touch? E tem um jogo de aventura diferente de tudo que eu já joguei? Que troço mágico!
Isso acendeu uma chama dentro de mim. Pouco tempo depois, eu pegaria emprestado o Game Boy Advance SP Rosa Pérola que minha prima trouxe dos anos que ela morou no Japão pra jogar Pokémon Ruby. E assim eu fiz, completamente em japonês. Eu não entendia uma palavra. Nem lembro o quão longe cheguei ou sequer se eu comecei um save novo ou só joguei o save dela. Talvez os dois.
Como Arceus escreveu, no dia das crianças de 2009 eu ganharia meu próprio DS Lite preto já carregado com um R4 (primeira versão, aquele cinza) e dezenas de jogos—entre eles, meu tão querido Pokémon Diamond.
Eu nunca havia jogado um RPG antes, então o Kel de 8 anos ainda era completamente perdido nessas primeiras experiências com a franquia. Meu primo me ajudava quando a gente se via, mas não era algo viável a maior parte do tempo. Eu precisava me virar. E foi assim que eu dei de cara com a Pokémon Mythology e meus primeiros detonados. E fiquei fissurado no site.
2010 em geral foi o meu grande ano ganhando a carteirinha de fã da franquia. Peguei tanta pira nos games e no anime de DP e na Mythology que em 8 de agosto resolvi criar meu próprio canal só pra Pokémon, ThePokemonOficial (sim, nome incrivelmente criativo e gramaticamente correto).
Um mês depois, no dia 14 de setembro, eu faria meu primeiro envio: Pokémon Liga Índigo - Episódio 1 - Parte 1 PT-BR. Parte 1, no caso, porque o Youtube ainda só permitia envios de até 15 minutos na época.
Assim como a maioria dos outros vídeos que eu viria a postar, foi bloqueado pela ShoPro, mas pelo menos ainda é visível pelo Youtube Studio.
Eu tinha uma pira na época de que baixar filminhos legais e enviar de volta pra internet sob o meu nome era basicamente criação de conteúdo de qualidade.
Mas claro, sempre tive meus valores. Então nos créditos finais, adicionados via Windows Movie Maker…
Como é aparente, meu eu de 9 anos não entendia exatamente o que era uma parceria, já que tenho quase certeza que esse acordo aí foi 100% unilateral.
No dia 6 de outubro, um mês depois do primeiro upload, eu criaria um blog pro canal. E o layout, como você pode imaginar, era a amalgamação das habilidades gráficas de um menino de 9 anos inspirado no colírio pros olhos que eram os layouts da Mythology e achando que podia replicar no Microsoft Paint.
Tortura visual, óleo sobre tela
Na seção do detonado de BW, naturalmente, eu me dei ao trabalho de recriar todas as imagens e parafrasear o texto da Mythology sempre que desse. Afinal, “copia, mas não faz igualzinho”, né?
Quando chegou na seção dos filmes, eu já desisti.
Provavelmente consumido por culpa, em 29/03/2011 publiquei um incrível vídeo de 36 segundos (esse ainda no ar!) com um print do meu bloco de notas pra deixar as coisas CLARAS se não tivessem ainda.
Esse foi o envio final do canal, o que é bem apropriado.
Voltando no meu e-mail dessa conta, inclusive, descobri que o primeiro registro da caixa de entrada era justamente do site da Mythology, onde eu aparentemente tinha uma conta com a grafia certa em inglês de Official e mandei uma mensagem pra alguém.
Eu mandei uma mensagem? E alguém me respondeu? o_O
Robert, Danilo, Bakujirou… Rayquaza, onde quer que esteja… toda a equipe da Mythology… 15 anos depois, ficam aqui minhas sinceras desculpas pelos reuploads não-autorizados e as 8,777 views que eu fiz em cima do trabalho duro da Mythology. Espero que um dia vocês possam me perdoar.
Aproveitando, não posso deixar de agradecer também por minha carreira (?) de criação de conteúdo de Pokémon! Se existe um ponto de início que eu posso traçar da minha entrada nessa comunidade maravilhosa, esse momento é quando o pequeno Kel de 2010 encontrou a Mythology.
Sem vocês, não teria existido o ThePokémonOficial. Ou o Dragon Master Kel, mais pra frente. E certamente, não existiria o Pokéverso.
Quero agradecer a todos os envolvidos pela participação e colaboração com a matéria! Foi muito, muito emocionante pra mim trabalhar nela e eu espero que eu tenha feito jus à grandiosidade e importância da Mythology na comunidade e na história de Pokémon no Brasil pra que as contribuições e o impacto que ela teve nunca se percam na história.
Ao meu eterno fansite do coração, uma vida ainda mais longa, próspera…
…e é claro, mitológica! Feliz aniversário, Pokémon Mythology! =)
-Kel, o Webmaster
Fontes
+Relatos pessoais
+Acervo do Robert
+https://www.pokemythology.net/8-anos-de-pokemon-mythology/1831/
+https://web.archive.org/web/20090217141727/http://groups.msn.com/PokemonMythology/nossahistria.msnw
+https://www.pokemythology.net/estamos-de-volta/585
+https://pokemonmythology.forumeiros.com/t9427-conversa-com-o-fundador-da-pokemon-mythology
+https://pokemonmythology.forumeiros.com/t1175-enquetecomo-voce-conheceu-a-pm?highlight=%2Aconheceu+a+%2A
+https://apertaox.com/2019/09/19/como-surgiu-o-termo-detonado
Valeu por ler! Assina o feed aí pra não perder nenhuma matéria nova do site! =)