Quem representa a comunidade de Pokémon no Brasil? Quem, sem pensar muito, encapsula as paixões, vontades e ideais dos fãs como um todo e luta pra iluminar caminhos e melhorar as coisas sempre?
A resposta pra esse questionamento foi, naturalmente, mudando com o passar dos anos e com a evolução do jeito que membros do fandom se organizam e se relacionam.
1999, na chegada do anime no país? A Pokémon Club (Evolution, mais tarde) foi pioneira, sem sombra de dúvidas. A revista nacional licenciada da franquia era recheada de conteúdos dos mais variados, trazendo ao holofote tanto material oficial quanto gerado (e organizado, no caso de eventos) pelos fãs. Infelizmente, foi encerrada em 2003 após 87 edições (fora inúmeras edições especiais e materiais derivados sob o selo “Pokémon Club apresenta”), sobrevivendo nos anos seguintes como uma coluna recorrente na também já finada Nintendo World, sua revista irmã, que também foi perdendo seu gás com o avanço das mídias digitais.
Hoje em dia, em 2025, as coisas são mais dispersas. Temos vários criadores de conteúdo de todos os tipos com seus nichos e interesses diversos da franquia, muitos estabelecidos na última década com a facilitação da auto-promoção das redes sociais (em especial o Youtube), com novas vozes surgindo constantemente. E cada fã geralmente fica por onde tem mais interesse.
Mas nos anos 2000, não existiu sentimento de unidade e pertencimento em lugar algum igualável àquele proporcionado pelas comunidades que giravam em torno dos fantásticos fansites.
A Geração Digital
Um dos botões clássicos do site, pra parceiros usarem
Sucedendo a era Geocities de fansites marcada pela Pokémon LAND na transição do milênio, no dia 13 (ou 22, dependendo do registro) de Julho de 2004, oficializando a versão definitiva da temporária PLAD, era fundada pelas mãos de Henrique Vicentini (Suicune), que era dono da PokéPlanet, Totodile do fórum PokémonAdventurese Zero da PokéWorld, a Pokémon Plus—ou PokéPlus, pros mais chegados.
Primeira parte do post do Henrique pro aniversário de 5 anos, publicado em 15/08/2009. Você vai ver a continuação dele com os layouts espalhada pela matéria!
O domínio foi escolhido em 23/05/2004
Página de redirecionamento na PLAD
O portal viria a ser um dos maiores destaques da 2ª geração de fansites brasileiros (que também incluiu grandes nomes como a Myutsu, a Scizor Temple/Pokémon Mythology e tantos outros) e se tornar um dos principais canais de comunicação de Pokémon no país dos meados dos anos 2000.
A PokéPlus completou 21 anos essa semana, ganhando uma singela homenagem no Twitter do Pokéverso. A comemoração chegou, inclusive, dias depois do aniversário de 20 anos da chegada do 4º filme no Brasil em 2005, no qual o site foi intrinsicamente envolvido. Você pode ler sobre isso nessa thread especial que fizemos.
Pra celebrar de um jeito digno, resolvemos entrevistar algumas das pessoas que foram envolvidas com a Plus as quais temos contato. Abaixo, você confere as respostas de cada um pras perguntas que preparamos com carinho! =)
Retrospectiva com os Membros
Nome e nick da época (e por que escolheu esse)?
HENRIQUE (Suicune): Henrique, Suicune. Era meu Pokémon favorito na época.
GUSTA (Pikachu): Gusta, Pikachu - pois desde sempre foi o meu Pokémon favorito e isso segue firme e forte até hoje.
FÁBIO: Fábio Garcia.
MARCELO (Emerald): Marcelo Wariss, Emerald. Escolhi por conta do personagem do mangá e do próprio jogo, mesmo.
IGOR S.: Igor de Aragão Santana. Durante a era da PokéPlus utilizei Igor_Santana como nick. Na verdade, utilizei esta forma do meu nome por toda parte da internet. Criativo? Nem um pouco. Seguro? Muito menos…
IGOR B. (Kenta): Igor Bastos Xavier, Kenta Minazuki. "Kenta" é o nome do protagonista do especial "A Lenda do Trovão", que tive acesso legendado em inglês e fiquei completamente viciado na época. Quando o filme chegou aos EUA e foi incluído como parte do "Crônicas Pokémon", o Kenta passou a se chamar Jimmy. "Minazuki" vem do personagem Yamato Minazuki do mangá "Kamikaze Kaitou Jeanne", que minha melhor amiga da época era apaixonada. Ela dizia que o jeito do personagem se parecia com o meu, então resolvi fazer essa mistura de nomes, já que o Kenta não teve sobrenome revelado no especial "A Lenda do Trovão".
BRUNO (Ray): Bruno Costa. Ray, por causa do Rayquaza, que à época era meu Pokémon favorito.
RIKKI (Espeon): Paulo Henrique (mas prefiro que me chamem de Rikki mesmo!), Espeon! Escolhi simplesmente por ser minha Eeveelution favorita hahaha.
Parte da única página Equipe com registros, arquivada em 06/11/2010
Como Pokémon entrou na sua vida?
HENRIQUE (Suicune): Primeiramente, através do anime, na TV aberta. Mas eu me encantei mesmo foi quando conheci os jogos. Adorava a parte estratégica do jogo, das batalhas. Na época, existiam no mIRC canais para jogar Pokémon online, a exemplo do Pokémon Showdown de hoje, mas eram só códigos e textos. Eu passava boa parte dos meus finais de semana fazendo times e jogando nesses canais.
GUSTA (Pikachu): Não consigo lembrar exatamente como. O que lembro é que todo mundo na escola só falava sobre essa animação que tava passando na Record. Eu tinha meus 7 a 8 anos de idade e fui na onda, mas fui mergulhando mais e mais.
FÁBIO: Já tinha ouvido falar da série por notícias e revistas. Assisti a estreia no programa da Eliana em 1999 e me encantei com a série, e comecei a acompanhar. Influenciado pelo anime, comprei a versão Red de Game Boy e arrastei amigos da escola para esse vício.
MARCELO (Emerald): Através de uma matéria na revista Disney Explora, em 1999, que me levou a assistir ao desenho no programa da Eliana.
IGOR S.: Em um certo dia de 1999, um pequeno Igor acordou cheio de febre e faltou aula... Seria algo péssimo se não fosse a grade infantil matutina que as emissoras de televisão brasileiras possuíam na época. Não lembro o motivo de ter escolhido o programa da Eliana, mas lembro que assim que a TV sintonizou no canal ela falava a palavra que seria um dos maiores rebuliços dos próximos anos, "Pokémon!". Neste dia em particular, assisti ao primeiro episódio do anime original e, nos dias seguintes, estava total e completamente obcecado por um desenho de bichos com poderes. Não demorou e vieram revistas, figurinhas, jogos... E nunca mais sobrou dinheiro.
IGOR B. (Kenta): Lembro dos meus colegas na escola comentarem sobre o desenho (que de fato era o maior assunto do momento), mas acredito que o que tenha me feito ir atrás foi descobrir o paradeiro da Eliana. Quando mais novo, eu acompanhava o Bom Dia & Cia. com ela no SBT e nunca mais a tinha visto desde que ela trocou de emissora. Quando reencontrei a Eliana, encontrei Pokémon junto.
BRUNO (Ray): Eu cresci em um prédio em que muitos amigos tinham Game Boy, e meu contato se resumia a jogar alguns minutos de Pokémon Yellow e Pokémon Silver. Depois de um tempo esses meus amigos começaram a aparecer com um Game Boy Advance SP -- aquele, com iluminação na tela -- e eu sempre ficava assistindo eles jogarem. Uma vez minha mãe olhou pela janela e viu quatro crianças sentadas no banco do prédio -- três com aquela luz da tela iluminando os seus respectivos rostos, e eu só assistindo. Ela, coitada, se sentiu mal, e em um dia aleatório de abril de 2005 eu acordei e tinha um GBA SP me esperando em cima da mesa. No mesmo dia saí com meu pai e comprei uma cópia pirata de Pokémon Leaf Green, que eu joguei por centenas de horas. Hoje eles não funcionam mais, mas guardo esse GBA SP e esse Pokémon Leaf Green com muito, muito carinho até hoje.
RIKKI (Espeon): Como a maioria das pessoas da minha idade... era praticamente impossível fugir de Pokémon sendo uma criança no final dos anos 90. Comecei na Eliana como muitas pessoas. Meu primeiro episódio foi "Emergência Pokémon", pois como não costumava assistir Eliana à época eu perdi o primeiro. Mas meus colegas de escola e as bancas não me deixaram perder o segundo!
Primeiro layout do site, 2004
Como foi o início da PokéPlus? De onde veio a vontade e a ideia de criar o site? [Especial pro Henrique, mas fiquem à vontade pra comentar]
HENRIQUE (Suicune): Na época, existiam fóruns que faziam muito sucesso, como o fórum da Nintendo e o fórum da PokéLAND, mas existiam poucos sites com notícias e informações consistentes sobre o universo Pokémon. A ideia de criar o site veio daí. Por sorte, eu encontrei desde o começo pessoas que toparam esse desafio de criar notícias e conteúdo junto comigo, porque era muita coisa.
MARCELO (Emerald): De início, acompanhava apenas como visitante, até receber convite do Henrique para me juntar à equipe.
IGOR S.: De fato, essa só o Henrique para responder. Vai que vai, Suicune! Aliás, saudades! Vamos marcar um bolinho.
Segunda versão do site, 2005
Post do Zero comemorando 1 milhão de acessos no site apenas 6 meses após a criação (24/01/2005)
Como e quando você conheceu e como acabou se juntando à PokéPlus?
GUSTA (Pikachu): Foi em 2003 ou 2004. Eu já escrevia para a Suicune's Temple, outro site que foi bem popular na época, mas ele acabou encerrando as atividades. Foi então que vi vagas abertas para a PokéPlus e resolvi me candidatar para continuar escrevendo sobre Pokémon.
FÁBIO: Em um ponto do site rolou uma seletiva para alguém que escrevesse uma coluna. Me inscrevi porque gostava do tema e porque eu senti que precisava exercitar redação, por estar em época de vestibular. Fui aprovado e escrevia textos semanais.
MARCELO (Emerald): Não me recordo o ano exato em que conheci o site, mas fazia parte da equipe de outras páginas de Pokémon na época, como news editor. O primeiro em que participei foi o Blaziken Domain, mas também integrei a equipe de outros, como Pokémon Dishin, Misty Shirine, Pokémon Village, entre outros. Em um certo momento de 2005 acabei montando um site bem amador sobre o jogo Pokémon Emerald, e adotei o mesmo como nickname (antes, utilizava Zangoose). Pouco depois, acabei criando um site chamado PSBR (Pokémon Special Brasil), inteiramente dedicado ao mangá, e nele comecei a traduzir, editar e lançar os capítulos com a ajuda de alguns amigos (entre eles o Rikki Kitsune e o Igor Santana, que também se tornariam parte da Plus). Um tempinho depois, fui convidado pelo Henrique pra fazer parte da equipe como news editor, e aceitei. Com o passar dos meses, passei a realizar outras atividades na página, e a PSBR acabou se tornando parte da Poképlus, com os conteúdos se integrando ao portal, com destaque para as scans (que foram lançadas até o volume 17, eu acho).
Nota sobre a PSBR em Abril de 2006
IGOR S.: Houve um grande período de seca de informações entre a terceira e a quarta geração da franquia. Nessa época, Pokémon não era mais a febre avassaladora que fora em outro momento e era comum os sites sobre o assunto serem largados sem atualização ou simplesmente sumirem de vez. E foi exatamente isso que aconteceu com o site que eu acessava, a Scizor Temple, por recomendação de um colega de escola. A PokéPlus acabou surgindo em uma busca no Cadê? enquanto procurava um substituto para o site falecido. Acessei a PokéPlus diariamente como fonte primária de informação por um bom tempo. Até que um dos News Editors do site, o Emerald Sohma, iniciou o projeto de traduzir o mangá Pokémon Special, a PSBR. Fui um leitor assíduo do projeto, sempre reportando todo e qualquer erro que encontrava nos capítulos e sendo o cara chato (!!!) no processo. Houve até uma vez em que o sistema de comentários do site estava fora do ar, e eu fui atrás do Emerald no falecido Orkut para reportar os erros do último lançamento. Após isso, acabei sendo convidado para ingressar a PSBR como revisor.
Post do Marcelo anunciando vagas na equipe (23/05/2007)
IGOR B. (Kenta): Não me lembro com clareza, mas acredito que tenha sido por conta do meu trabalho na Blaziken Domain ou algum outro site menor que a PokéPlus. Lá, fiz amizades com a equipe e muitas pessoas ajudavam em mais de um site. Os fóruns também alimentavam essa rede de fãs e criavam proximidade, permitindo integrar outras equipes.
BRUNO (Ray): Minha memória não é das melhores, mas lembro vagamente de termos a Myutsu e a PokéPlus como sites populares na época. Eu comecei a fazer parte da Myutsu, mas depois acabei "virando a casaca".
RIKKI (Espeon): Eu comecei como membro da Pokémon Village, um site parceiro e um pouco menor. Porém, alguns membros (como o Pikachu/LeeGusta e o Emerald/Marcelo) faziam parte de ambos os sites, fazendo uma ponte minha entre o pessoal da Plus. Meu envolvimento mais próximo se deu através da Pokémon Special Brasil (PSBR), scanlator e site relacionado ao mangá Pokémon Special/Adventures e que mais tarde viria a se filiar oficialmente à Plus.
Nota no topo do site comemorando o primeiro aniversário, 13/07/2005
Post do Henrique anunciando as celebrações
Qual era seu envolvimento no dia-a-dia do portal?
HENRIQUE (Suicune): Eu ficava responsável pela parte operacional do site, domínio, hospedagem, CMS, layout, fórum. Mantinha tudo no ar, para que as notícias e conteúdos pudessem ser produzidos.
GUSTA (Pikachu): No começo, era apenas redator de notícias - inclusive, o Suico/Henrique pegava muito no meu pé com relação à escrita, pontuação e etc., aprendi muito graças a isso. Porém, com o passar dos anos, comecei a cuidar também da parte multimídia, disponibilizando episódios, CDs, singles, filmes, curtas e toda sorte de materiais da série. Quando o Suico precisou se afastar por conta da faculdade, assumi a gerência do site, definindo alguns rumos e orientando a equipe de redatores. Também criei e participei vários projetos especiais e pontuais ao longo dos anos.
FÁBIO: As matérias que eu fazia eram semanais, então eu basicamente mandava para o editor do site (o Gustavo) dar uma olhada.
MARCELO (Emerald): A minha principal função era a de postar as notícias, mas no decorrer do tempo passei também a criar conteúdos para outras seções (como as de multimídias) e a organizar toda a equipe junto com o Gustavo, em especial no período em que o Henrique se afastou quase que por completo da página por causa da faculdade.
IGOR S.: Após meu ingresso como revisor da PSBR, fui conhecendo os outros membros do site e me envolvendo, cada vez mais, nos bastidores. Volta e meia repassava notícias, avisava de erros, buscava fontes. Depois de um tempo se iniciaram conversas sobre um projeto de tradução para os episódios do anime. Este projeto acabou sendo fusionado com o projeto do mangá, dando início a PSBR Fansub & Scanlator, do qual fui o revisor de ambos.
IGOR B. (Kenta): Além de ficar atualizando a Serebii.net direto para saber das últimas novidades, eu ficava responsável por postar notícias e imagens dos últimos episódios que iam ao ar no Japão. O que mais me interessava era buscar novas informações acerca do anime, sempre considerava ele a mídia principal porque nem sempre tive acesso aos jogos.
BRUNO (Ray): Comecei como "News Editor", postando notícias e afins. Posteriormente assumi a função de "Redator", criando páginas dedicadas aos jogos, como guias e tudo o mais. Lembro que jogava os jogos no emulador para conseguir capturas de tela únicas, sem precisar pegar de outros sites. Depois participei da criação e expansão do fórum como administrador
RIKKI (Espeon): Na PSBR minha principal função era fazer algumas seções do site (como biografias dos personagens, etc.) e trazer os resumos dos capítulos mais recentes que eram postados na Serebii. Acreditem ou não, ninguém postava as scans dos capítulos simultâneamente ao seu lançamento no Japão e por conta disso a Serebii, através do membro Coronis, postava resumos em texto corrido sobre o que havia acontecido no último lançamento. E eu os traduzia para o português! Além disso, eu cheguei a fazer algumas traduções como substituto quando a nossa tradutora principal tinha que se ausentar e acho que algumas edições que foram ao ar são minhas também. Não lembro mais direito. Hahahahaha
Terceira versão, de Dezembro de 2005
Qual era sua parte favorita do portal como leitor?
HENRIQUE (Suicune): As notícias. Eu ficava impressionado como a PokéPlus, a certa altura, conseguia se antecipar até mesmo a canais grandes como a Serebii na divulgação de notícias. Isso graças, é claro, ao trabalho do Gustavo, do Marcelo e de tantos outros.
GUSTA (Pikachu): A coluna do Fábio. Ele tinha uns textos bem diferentes e opinativos, que traziam uma visão única sobre Pokémon. Os textos eram semanais, eu fazia a diagramação pro site e amava ler.
MARCELO (Emerald): As notícias postadas com qualidade e rapidez.
IGOR S.: Como leitor, utilizava a PokéPlus como fonte principal de notícias de todas as áreas da franquia.
IGOR B. (Kenta): Acompanhar as notícias, pois sempre gostei de saber tudo em primeira mão. Mas lembro que na época o layout da PokéPlus era o ápice do webdesign, achava chiquérrimo.
BRUNO (Ray): Pokémon se tornou algo tão grande, com tantas ramificações, que todo dia tinha alguma novidade. Naquela época os jogos não eram lançados de forma simultânea mundialmente, então lembro de sempre ficar na expectativa de "vazar" alguma coisa sobre os jogos que estavam para sair no Japão. O lançamento de Diamond e Pearl pra mim foi especial. Lembro de acordar e ligar o computador antes de ir para a escola pra ver se tinha alguma novidade (saudades, CoroCoro!)
RIKKI (Espeon): Quando eu entrei no fandom, a Plus era "O" fansite de Pokémon. Sempre postavam as coisas com muita competência e qualidade. E, num determinado momento, se envolveram até mesmo com a dublagem e outros aspectos de Pokémon no Brasil, o que tornava o site muito legal de acompanhar como fã.
Quarta versão, de Outubro de 2007
Você fazia parte de mais algum projeto além da Plus na época? Quais outros você gostava de acompanhar?
HENRIQUE (Suicune): Não, a PokéPlus já me tomava boa parte do tempo livre. Mas eu acompanhava o trabalho da maioria dos outros sites da época.
GUSTA (Pikachu): Acabei participando de alguns. Tive envolvimento com a Pokémon Village por um tempinho e estive junto com a PSBR trazendo Pokémon Diamond & Pearl legendado e também os mangás de Pokémon Adventures em português. Também escrevi para sites como Poké1000 e Suicune's Temple. Fui DJ da RádioBlast! e lá tinha o "Universo Pokémon", programa dominical só com músicas da série e notícias, uma parceria da PokéPlus com a rádio. Também acabei criando o "Centro Pokémon", um encontro de fãs como sala temática dentro de eventos anime em Brasília. Capaz de ter tido mais coisas, mas é o que a memória puxou agora.
Seção fixa falando da RádioBlast!, Fevereiro de 2007
Nota no site anunciando o primeiro Centro Pokémon, Abril de 2007
Post falando sobre o Centro Pokémon
MARCELO (Emerald): Como citado acima, participei de muitos outros sites e também tive os meus próprios. Dentre eles (deixando os meus projetos de lado), destacaria a Pokémon Village, onde tive grande participação em muitos aspectos.
Seção da PSBR na Pokémon Village (12/04/2006)
IGOR S.: Eita, essa será uma trivia meio desconhecida. Não cheguei a realmente ser um membro do projeto, mas dei assistência a um dos membros de forma não oficial. Talvez algumas pessoas lembrem bem vagamente de um projeto chamado Pokémon Denshou, um jogo de fãs. O projeto era bem ambicioso, sendo um MMO que cobriria todas as regiões existentes na época. Chegou a ter algumas demos funcionais, mas nunca foi lançado de fato. Como eu disse, não era da equipe, mas acabei ficando amigo de um dos membros e, volta e meia, reunia as informações e imagens necessárias para ele fazer as sprites que estariam presentes no jogo.
Logo do projeto (anteriormente chamado de Pokémon A Lenda)
Uma das imagens da beta de Pokémon Denshou
IGOR B. (Kenta): Fiz parte da Blaziken Domain e de mais algum outro site de Pokémon que não me lembro agora, pois a PokéPlus foi o maior e mais importante que participei. Com o passar do tempo, cheguei a ajudar em sites de animes no geral, pois fui me interessando por outras obras além de Pokémon. Lia muito o OhaYO, AnimePró e JBox, onde eu cheguei a contribuir com as notícias durante um curto período. Gosto muito de acompanhar o JBox até hoje, é uma equipe ótima que produz na garra um material de excelente qualidade.
BRUNO (Ray): Antes da Plus eu fiz parte do Myutsu, mas um dos projetos que eu mais gostei foi a criação e crescimento do fórum da Plus. A comunidade batia mais de 1000 usuários online por dia, o que era surreal. Fora isso, acompanhava sempre, talvez como todos os fãs de Pokémon na época, o PokéBeach e o Serebii.
Layout do Fórum (13/06/2011)
RIKKI (Espeon): Como já mencionei, eu fui membro fixo da Pokémon Village durante quase todo o seu curto período de existência. Foi uma época muito legal da minha vida, onde fiz amigos que mantenho até hoje, como o Emerald/Marcelo. Além da PV, da Plus e da PSBR, eu acompanhava Scizor Temple, Blaziken Domain, Myuutsu... nossa, agora pensando nisso eu percebi que esqueci de vários :') mais tarde também surgiriam a Pokémon Blast News, a Pokémon Center News e a Pokémothim que acompanhei e acompanho por muito tempo também!
Quinta versão, provável que de 2008
Quais são suas memórias favoritas dos anos da PokéPlus? Do que você tem mais orgulho daquela época?
HENRIQUE (Suicune): A parceria com a Europa Filmes na divulgação de Pokémon 4Ever é algo que eu sempre lembro com muito carinho. Eu fiquei bastante espantado que um site feito por poucos adolescentes estava alcançando um público tão grande e engajado.
GUSTA (Pikachu): Tenho dois momentos muito especiais: quando conseguimos reverter a dublagem do 6º filme com vozes diferentes das originais; quando fizemos parceria com a Centauro e conseguimos atuar diretamente na dublagem do anime.
Post do Gusta em 13/08/2006, com um trecho do Nader fazendo o Ash. Maior mídia perdida da dublagem brasileira!
FÁBIO: Minha memória favorita era com a repercussão da coluna. Eu recebia muitos emails comentando os textos, e foi ali que eu fui pegando gosto por escrever para internet (que é o que faço até hoje).
MARCELO (Emerald): Acredito que o aspecto mais legal era o contato com muitas pessoas incríveis, dentre os visitantes e a própria equipe. Muitos deles seguem sendo meus amigos, como Henrique, o Fábio, o Rikki e o Igor Santana. Fizemos diversas coisas legais juntos: a já citada PSBR; o envolvimento e auxílio na dublagem (foi muito interessante adaptar nomes de movimentos. Swift como Estrela Cadente foi ideia minha, inclusive haha); até mesmo um projeto de uma revista para a Editora Online, que acabou não indo pra frente. Creio que entregamos um bom conteúdo pros visitantes da página pelos anos em que estivemos na ativa, e criamos muitas relações com eles.
IGOR S.: Durante a era da PSBR Fansub, eu gostei muito de revisar as falas do anime. Revisava em chat pelo MSN juntamente com o tradutor, o Netto-kun, que é bem mais novo que eu. Era um trabalho divertido, aprendi bastante coisas com ele. Outra lembrança boa foi quando reunimos a equipe da PSBR Scanlator e adaptamos a enorme lista de ataques. Foi caótico, eu ria muito! Saíram adaptações realmente boas disso, como Revesamento para Batom Pass, que acho genial até os dias de hoje.
IGOR B. (Kenta): As melhores memórias ficam nos bastidores do site. As infinitas conversas no MSN, especialmente nos finais de semana, eram muito divertidas e alguns colegas de site ocuparam espaço importante na minha adolescência. Era muito bom ter com quem conversar de Pokémon, fazer suposições, comentar o último episódio e dar pitaco na dublagem quando os colegas da escola já não ligavam tanto assim para a franquia. Além disso, a vida particular, além de Pokémon, também rendia muitas conversas, fofocas e confissões. Tenho orgulho de ter sido um pedacinho dessa comunidade, aprendi muito e espero ter contribuido de alguma forma positiva, seja no site ou fora dele.
BRUNO (Ray): Criar os guias dos jogos e moderar/administrar o fórum são coisas que ficaram marcadas pra mim, mas a parceria com a Centauro talvez seja aquilo que mais se sobressai. Um estúdio de dublagem procurar um fansite para ajudar no trabalho era o ápice do reconhecimento, e algo que hoje é impossível de acontecer, tendo em vista o maior envolvimento da TPC nessas questões.
RIKKI (Espeon): Ah, era muito legal... Eu acho que a minha memória favorita era interagir com o pessoal nos fóruns e comentários. Era super divertido. Uma memória que me marcou muito foi descobrir sobre o Pokémon 4 através de uma notícia da Plus. Eu fiquei até emocionado. O Anipoke eu também comecei a acompanhar em japonês através dos sites da época e assisto até hoje, sendo uma das coisas que eu mais gosto. Sobre a segunda pergunta, meu maior orgulho são, claro, os nossos capítulos traduzidos de Pokémon Special da PSBR, os quais rolam até hoje pela internet. Nós chegamos a montar uma lista traduzida de T-O-D-O-S os golpes existentes até então para usar na tradução de forma consistente. Deu muito trabalho mas foi um orgulho finalizar. Não é porque era a gente, mas era um trabalho muito bem feito.
Anúncio do Gusta sobre Pokémon 4 no Brasil (Maio de 2005)
Sexta versão, 2009—o que eu mais lembro!
[Especial pro Fábio, mas fiquem à vontade pra comentar]
Por um período considerável vocês tiveram uma parceria forte com a Centauro. Como começou e como foi essa relação? Quais alguns dos momentos mais marcantes? E como chegou ao fim?
FÁBIO: Na época da estreia da oitava temporada no Cartoon Network ficamos todos incomodados com algumas questões sobre a dublagem do anime, pois ele sofria uma falta de padrozinação, trocas de vozes e por aí vai. Fizemos algumas matérias inclusive reclamando do trabalho feito pelo estúdio.
Me propus a mandar um email ao estúdio para apontar essas críticas, e acabei sendo respondido com um convite para ir aos estúdio e conferir um dia de gravação (eles estavam já na nona temporada). Depois fui descobrir que essa resposta do email aconteceu porque meu email acabou chegando na chefia do estúdio lá fora, e eles queriam entender melhor o que tava rolando.
Fui a uma gravação, fui bem recebido pela equipe da Centauro, conheci a então diretora Gilmara Sanches e tive a sorte de conhecer também a tradutora Elaine Pagano (ela só ia de vez em quanto pegar as fitas de Pokémon em inglês lá no estúdio). Mantive contato com a Elaine, que sempre vinha tirar dúvida comigo sobre assuntos gerais do anime, e passe a visitar o estúdio com frequência para assistir às gravações a convite do estúdio.
No dia a dia fui percebendo algumas coisas, e fui oferecendo ajuda. Fizemos um guia de pronúncias de nomes e daí veio também a ideia de criar uma lista para traduzir todos os golpes para ajudar a tradutora. Não gosto de dizer que foi uma "parceria" do estúdio com o site, porque na real foi a gente se metendo mesmo e oferecendo ajudar numa época que não havia tanta preocupação em agradar os fãs (na época havia só algo assim em Cavaleiros do Zodíaco e olhe lá).
Acho que o momento mais marcante é ter mesmo acompanhado tantas gravações e ver dubladores que admiro muito o trabalho. Tive a oportunidade de conhecer todo o elenco principal do anime na época, com destaque para a ultra simpática Tati Keplmair (a May) que era uma fofa e também ver o talento do Fábio Lucindo (Ash). Era realmente impressionante ver o domínio que ele tinha do personagem.
Fui ficando atarefado com outras coisas e não pude mais ir a tantas gravações, mas ainda assim tinha uma relação muito próxima da tradutora Elaine Pagano. Trocávamos bastante mensagens e eu sempre ajudava em questões de tradução (lembro de ajudar com o lema da Equipe Rocket em Diamond & Pearl). Num dia ela me contou que o pessoal do estúdio havia mandado um arquivo de Excel com todos os termos da série para tradução, então imagino que veio alguma ordem da Pokémon USA para que se padronizasse tudo no mundo todo. Lembro de ajudar com algumas coisas nesse formulário e com o tempo fomos perdendo contato.
Hoje enxergo isso com um pouco de ingenuidade nossa, principalmente por termos trabalhado de graça, mas havia um desejo de melhorar o anime que tanto gostávamos. E de certa forma houve um reconhecimento, pois muitos lembram dessa fase e o anime até ganhou alguns prêmios no Oscar da Dublagem realizado pelo Anime Friends.
GUSTA (Pikachu): Aguardando a resposta do Fábio porque eu mesmo não lembro ao certo como tudo começou kkkkkkk. Porém, comentando o final, lembro que foi muito abrupto. A TPCi passou a acompanhar e revisar a dublagem na virada de DP para BW - e quando soube da nossa participação, mandou cortar laços imediatamente. A equipe da Centauro (Gilmara Sanches, a diretora, e Elaine Pagano, a tradutora) ficou de mãos atadas e fomos forçados a parar com a parceria. Porém, de maneira informal, ainda cheguei a dar alguns conselhos e dicas por toda saga BW, traduzindo alguns títulos de episódios e revisando alguns golpes. Também fiz uma defesa para a Pokémon não mudar a pronúncia do Pikachu no Brasil para "Pi Cá Tiu". A ideia era seguir ajudando assim, informalmente, mas alguns fãs entraram em contato com a tradutora, que revelou a eles algumas informações sigilosas e essas pessoas vazaram isso pela internet. Conclusão: ela foi dispensada da tradução e assim se encerrou toda participação de fãs no processo da dublagem.
Post do Gusta anunciando que o oitavo filme tinha sido traduzido (09/03/2007)
MARCELO (Emerald): Pelo que me lembro, acho que foi a tradutora que entrou em contato com o Fábio ou com o Gustavo para pedir uma ajuda. Passamos a conversar todos juntos pelo MSN, e criamos documentos com nomes adaptados para movimentos, itens e até títulos dos episódios, em especial durante a saga DP. Todos podiam sugerir e discutíamos o que seria "oficializado". Havia uma tabela enviada pela TPCi que usávamos como base para seguir adaptando, se não estou enganado. Nesse período, participaram eu, os dois citados e o Igor Santana. Não me recordo se tinha mais gente nesse grupo, mas talvez sim. Depois de um certo tempo (se não me falha a memória, pois já estou velho haha) a TPCi ficou sabendo e mandou o estúdio cortar por completo esse tipo de ajuda da nossa parte.
IGOR S.: Ao que me cabe dizer, também fiz parte das pessoas que deram pitacos em adaptações para ataques, títulos de episódios e algumas outras coisas. Quase sempre sugeríamos manter um paralelo com as coisas em japonês, tentando afastar as piadas e referências em inglês, principalmente nos títulos. Mas a TPCi sempre barrava as sugestões... Acho que acabou mesmo quando a TPCi descobriu a relação próxima entre fãs e estúdio, mas esta parte é uma lembrança vaga, já que eu não era tão envolvido assim.
BRUNO (Ray): O mais legal, para mim, era dar voz à comunidade para opinar em algumas traduções. Era uma forma de demonstrar que a Plus era o que era por causa de todos os usuários que visitavam o site diariamente. Eu lembro que sempre bati o pé para que o ataque Will-O-Wisp fosse traduzido ao pé da letra para Fogo-fátuo, mas achavam que seria muito complexo para as crianças. Ora, se eu descobri o que era um Ataque Sísmico ou um Chicote de Vinha por causa do anime, as crianças da nova geração poderiam descobrir o que era Fogo-fátuo também!
RIKKI (Espeon): Como fã, eu achava incrível essa relação que o Fábio criou com a Centauro. Sentia que nossa voz era ouvida. Acho que a tradução do final de Hoenn e da Battle Frontier teria saído muito pior do que acabou saindo se não fosse por isso.
Post falando da despedida da Tati como May (02/07/2007)
Como foi o fim do seu envolvimento no site?
HENRIQUE (Suicune): Quando eu entrei na faculdade de Medicina, em 2007, minha disponibilidade para o site ficou muito restrita. Pouco tempo depois, o mesmo aconteceu com todos os outros, e encerramos o projeto. Mesmo depois de encerrado, por alguns anos eu ainda renovei o domínio www.pokeplus.net, na esperança de retornar um dia. Mas isso nunca aconteceu.
Tweets de 2016, com uma breve consideração de retorno
E de novo, em 2019 hahaha
GUSTA (Pikachu): A vida foi acontecendo, estava no meio da faculdade, trabalhando e já não tinha mais o tempo e a disponibilidade para estar presente. Ainda ia acompanhando um pouco, mas chegou um momento que realmente precisei me desligar.
FÁBIO: Sinceramente não lembro hahaha. Imagino que fui ficando atarefado e não pude mais contribuir com o site.
MARCELO (Emerald): Em 2008 eu passei a fazer faculdade, mas segui atuando no site. Porém, com o passar dos anos, em especial no dois últimos do meu curso (2010 e, principalmente, 2011), os estudos acabaram exigindo muito mais tempo na minha rotina e fui diminuindo minha frequência no site, até parar de postar notícias ou capítulos dos mangás. Segui ajudando o Gustavo e o Igor [Santana] em muitas coisas, mas já não era exatamente parte da equipe como antes.
IGOR S.: E é aqui que a história realmente se revela… O tempo passou para a PokéPlus. Todos os membros haviam crescido e carregavam as responsabilidades da vida de jovens adultos. E isso nos custou a saída de dois dos membros mais importantes que tínhamos, o Emerald e o Pikachu. Houve uma reunião com os membros restantes e o Suicune, o WebMaster, para decidir o que seria feito dali para frente. Havia uma necessidade grande de pessoas capacitadas para manter o site em todos os setores, layout, News Editors etc. E não estávamos conseguindo recrutar pessoas que pudessem suprir essa falta. Nessa época, o Facebook estava em alta e as "páginas do Face" direcionavam a tendência da fase. E eu acabei sugerindo em tornarmos o site em uma página no Facebook. Alí, naquela época, com a equipe que tínhamos, com o tempo que não tínhamos, era uma saída boa. Não exigiria tanto tempo para postar as coisas, poderíamos organizar as informações por álbuns e ainda informaríamos em tempo [quase] real. Aqui também cabe uma explicação sobre alguns pontos… Havia o conceito de nos mantermos mais informativos e impessoais, muito por conta de que, apesar da perda da parceria com a Centauro, ainda tínhamos uma parceria oficial com a Copag. Então a PokéPlus era uma entidade. Não haviam moderadores nomeados, não haviam postagens de imagens engraçadas ou tendenciosas, não haviam opiniões polêmicas. Bem, seguindo, éramos basicamente uma equipe de três pessoas.. O Tauã, que já fazia parte da equipe desde a era do site, e também era o responsável pelo contato com a Copag. O Yuri, que eu não cheguei a conhecer direito, mas sempre esteve presente dando todo suporte nas postagens. E eu, postando as informações, procurando imagens em qualidade, planejando a organização dos álbuns, corrigindo... Enfim, a ideia deu certo por um tempo, mas bem curto. As constantes mudanças de algoritmo, a introdução de serviços pagos para gerar engajamento, o surgimento de novas potências informativas. Somado aos problemas já citados, culminou na perda completa de relevância da PokéPlus. Houveram muitas mensagens de alguns fãs perguntando sobre o sumisso, houveram pessoas pedindo para utilizar o nome do site como seus projetos. Mas, no fim, foi isso. A PokéPlus teve seu apogeu e sua queda.
IGOR B. (Kenta): Acredito que tenha sido por volta de 2008 ou 2009, quando eu estava naquela fase pós-ensino médio que tudo fica muito confuso, incerto e a vida começa a exigir certas tomadas de decisões. Nessa época, resolvi me afastar de todos os sites que eu fazia parte e viver mais os amigos offline, pois era onde eu encontrava o suporte que eu precisava naquele momento.
BRUNO (Ray): Sinceramente, não consigo lembrar como foi, mas lembro vagamente que foi algo natural. As responsabilidades da vida foram aumentando, e infelizmente eu já não vinha conseguindo contribuir o suficiente para a comunidade.
RIKKI (Espeon): Bom, a PSBR acabou antes da Plus, eu acho... Eu não lembro direito. Eu acabei entrando na faculdade e tendo outras obrigações e acabei tendo que deixar de lado. Mas tudo de forma muito amigável e respeitosa.
Anúncio do fim do site da PSBR, comunicando a transferência pro PokéPlus
Sétima versão, segundo semestre de 2010
O que fazer parte da PokéPlus te proporcionou?
HENRIQUE (Suicune): A PokéPlus me proporcionou boas amizades, inclusive indiretamente (Marcelo me apresentou um dos meus maiores amigos até hoje, Romário). Também me proporcionou alguma experiência em me colocar no mundo, colocar meus textos, minhas ideias, algo que eu sempre gostei de fazer, mas tinha uma certa insegurança (que ainda tenho, mas bem menos).
GUSTA (Pikachu): Pude conhecer muita gente legal, alguns que levo na vida até hoje. Também me deu todo direcional profissional, graças ao site decidi cursar Publicidade, produzir eventos e trabalhar com conteúdo e internet.
FÁBIO: Foi um dos primeiros lugares em que pude exercer um tipo de escrita mais criativa, mais solta e bem humorada, que é algo que eu levo em todos os meus trabalhos. Sou muito grato por tudo.
MARCELO (Emerald): Diria que o principal, como já citei nas outras respostas, foram as relações de amizade. Muitas pesssoas especiais que permanecem na minha vida até hoje, e também outras que já não falo mais, mas das quais guardo boas lembranças. Além disso, destacaria as habilidades de escrita, edição, pesquisa e comunicação que acabei adquirindo enquanto fazia minhas atividades para o site. Me auxiliaram DEMAIS na escola e na faculdade. Foi um período muito positivo da minha vida e do qual guardo um gigantesco carinho.
IGOR S.: Sou amigo pessoal do Emerald Sohma e do Rikki Kitsune até os dias de hoje. Estivemos juntos no final de semana anterior ao que respondo esta entrevista, até. Então definitivamente, ganhei amigos! E Arceus, eu sou amigo do Emerald Sohma!!! Se eu voltasse no tempo e me contasse isso, tenho certeza que surtaria. Não tenho contato tão constante com os outros membros, mas conheci pessoalmente muitos deles. Destacando o Suicune, o Pikachu, o [Fábio] Gajira, a Vi-Chan e o Netto-kun.
IGOR B. (Kenta): A PokéPlus me permitiu escrever (coisa que sempre adorei fazer) e pesquisar sobre Pokémon. Era uma imersão em algo que eu amava, então poder transformar essa paixão em posts, imagens, comentários e amizades foi muito gratificante.
BRUNO (Ray): A Plus foi uma parte significativa da minha vida, e eu sempre conto dessa época para meus amigos. Mas sendo mais específico, participar da Plus me fez ter uma afinidade muito grande com a área tecnológica no geral, o que é um diferencial para mim até hoje no mercado de trabalho.
RIKKI (Espeon): Memórias inesquecíveis e amigos queridos que são quase como meus irmãos. Como diz o último episódio da saga de Sinnoh, "Memórias são pérolas, amizades são diamantes". :)
Menção do site como fonte na Folhateen, do Folha de S. Paulo (06/01/2011)
Gusta pirando ao descobrir. Óleo sobre tela.
O quão Pokémon fez parte da sua vida depois do portal e o quão ele faz parte hoje em dia?
HENRIQUE (Suicune): Continuo jogando os jogos, mas não me dedico a competições como antigamente. O anime eu nunca mais vi. Mas curiosamente, Pokémon me trouxe dois novos amigos mais recentemente, o Guilherme (que faz uma drag queen conhecida, Rita von Hunty) e o Gustavo. Juntos, fizemos um podcast na pandemia, chamado "Mesa da Vida", no qual tratamos temas sobre a perspectiva da História, da Psicanálise e da Crítica de cultura. O primeiro episódio do podcast foi sobre Pokémon. Esse projeto também foi encerrado.
GUSTA (Pikachu): Nesse sentido, tudo segue igual ao que era naquela época. Virei um adulto que respira Pokémon, consome diariamente essa franquia e ela segue marcando momentos importantes pra mim, como minha primeira viagem ao Japão em 2023 para o mundial.
FÁBIO: Ainda acompanhei o anime e os games por um tempo, mas fui largando. Do anime acompanhei alguns momentos de séries mais recentes, como Sol e Lua e o Jornadas (ambas acho com muita qualidade). Já a série Horizontes não me agradou, aí não vi mais nada. Os games eu parei de jogar em XY porque me irritei bastante com a guinada 3D da série, meu contato é apenas com um ou outro spinoff dos games.
MARCELO (Emerald): Pokémon ainda é (feliz e infelizmente) algo muito presente. Sigo consumindo MUITO da franquia até hoje. Acho que se tornou, por diversos motivos, uma coisa bem consolidada na minha vida.
IGOR S.: Este "É só uma fase." está durando há vinte e seis anos na minha vida... Pokémon é uma constante, está no lugar em que sempre esteve, é intrínseco. Volta e meia me pego pensando em uma forma de tornar um Slaking em um Pokémon funcional... E eu nem gosto do Slaking!
IGOR B. (Kenta): Amo Pokémon e considero que está no meu coração, mas sou um fã muito relapso. Não costumo comprar consoles e jogos, então sempre fico atrasado e desatualizado nos lançamentos. Mas sempre que posso, revejo alguns filmes (O Feitiço dos Unown é meu favorito) e algumas temporadas (ano passado, revi a terceira e a quarta inteiras, quero seguir na quinta, amo Johto), também gosto de ver outras séries/filmes que derivem da franquia, não necessariamente tendo relação com o anime clássico. Fico feliz em ver o universo das produções audiovisuais de Pokémon se expandindo, pois é o que de fato me enche os olhos.
BRUNO (Ray): Continua sendo uma parte significativa da minha vida. Joguei Pokémon Leaf Green e Emerald até acabar com a bateria das fitas, e colecionava o TCG com o dinheiro que eu conseguia economizar na época (tenho um Jolteon Gold Star até hoje!). Não pude ter um Nintendo DS, mas quando comecei a trabalhar comprei um 3DS e passei a pegar todos os jogos no lançamento -- e segue assim até hoje, com o Switch e o Switch 2. Voltei a colecionar o TCG na época de XY, e tenho muitas, muitas cartas que hoje valem bastante (Mega Gengar-ex secreta!), mas não tenho interesse em vender. O anime em si, porém, não acompanho mais.
RIKKI (Espeon): Pokémon é parte essencial da minha vida quase desde que me entendo por gente. Em todos os meus ciclos sociais eu sou conhecido como "o cara de Pokémon" até hoje! Eu sou muito grato por essa franquia ter me proporcionado tanta coisa legal. Cheguei inclusive a fazer cosplay de muitos personagens da franquia, como o Lucas, o Morty, o Helio, o Ruby... Eu já fui viciado em diferentes níveis em diferentes épocas, mas hoje diria que estou estabilizado. Acompanho sempre os jogos da franquia principal e não consigo largar o anime! Hahahaha. Quando fui ao Japão, consegui visitar nove lojas de Pokémon, incluindo Pokémon Centers, Stores e Café. Pokémon faz muito parte de mim.
Página temporária do segundo semestre de 2011, sugerindo uma repaginação
Pokémon favorito? Jogo favorito? Personagem favorito?
HENRIQUE (Suicune): Suicune até hoje, mas Mandibuzz ganhou um lugarzinho ao lado dele. Pokémon Crystal. Sempre gostei muito da mãe do Ash. Acho uma personagem curiosa, que incentiva que o próprio filho saia de casa em sua jornada, ao mesmo tempo que se mostra preocupada e zelosa.
FÁBIO: Wobbuffet, Pokémon HeartGold & SoulSilver, Jessie.
MARCELO (Emerald): Spinda. Pokémon HGSS/Legends Arceus. Cynthia.
IGOR S.: Desde a revelação de sua silhueta em uma edição da Revista CoroCoro, meu Pokémon favorito é o Lucario. Sou fascinado pela mitologia egípcia desde a infância, eu sabia que aquela sombra escondia um Anúbis! Eu sou completamente apaixonado por Alola, então Pokémon Sun & Moon são meus jogos favoritos da franquia. A história, as personagens, os Pokémon, a região... Alola é muito especial. Não tenho como escolher uma outra personagem. Todo mundo sabe que a Cynthia manda e desmanda nesta franquia, isso é conhecimento básico. Mas eu comecei com ele, vivi acompanhando toda a jornada de perto e pude vê-lo ser tornar o maior campeão dos campeões. Não importa se Satoshi ou Ash Ketchum, ninguém nunca foi igual!
IGOR B. (Kenta): Charmander (sou básico). Pokémon Gold. Kenta, de "A Lenda do Trovão", mas também sou apaixonado pela Jessie e pelo James.
BRUNO (Ray):Pokémon Leaf Green tem um espaço guardado no meu coração por ter sido presente do meu pai, mas meu jogo favorito é Pokémon Emerald, do qual meu Pokémon favorito, Rayquaza, é capa. E por incrível que pareça não tenho um personagem favorito, embora o N seja bem marcante para mim.
RIKKI (Espeon): Hum... quão velho é dizer que meu jogo favorito é HeartGold/SoulSilver? Eu amo muito até hoje. Johto tem um lugar muito especial pra mim. E Platinum, claro, pois eu amo muito Sinnoh! Das gerações mais recentes, eu diria Sun/Moon. Curto muito a vibe despretensiosa de Alola. Meu Pokémon favorito é o Espeon pra sempre, amo muito meu gato roxo e sempre uso em toda run que faço pela primeira vez. E minha personagem favorita é, de longe, a Dawn. Foi inesquecível acompanhar Diamond&Pearl junto ao Japão toda semana. Pra mim, ela é uma das personagens mais bem desenvolvidas do Anipoke até hoje.
Oitava versão, 2013. O site já quase 100% inativo, mas ainda tentando servir a communidade de algum jeito.
Como anda a vida? Algum projeto/lugar atual que a galera pode te acompanhar?
HENRIQUE (Suicune): Eu me formei em Medicina, depois me especializei em Psiquiatria, e em seguida deixei a Medicina e a Psiquiatria para me dedicar à Psicanálise. Hoje tenho um perfil de Psicanálise no instagram, @hcvicentini, atendo em São Paulo e também online. E às vezes jogo online no Pokémon Showdown, nick Suicune.
GUSTA (Pikachu): Estou a trancos e barrancos tentando tocar a Folha de Viridian - tá parada no momento, mas pretendo continuar, tanto no Instagram como no YouTube.
FÁBIO: Atualmente escrevo sobre animes e mangás no portal UOL, meu blog Mais de Oito Mil está meio que em hiato por falta de tempo e tenho (com uma amiga) um canal de YouTube chamado Coisas de TV que fala sobre televisão aberta.
MARCELO (Emerald): Trabalho como professor de Arte na rede municipal de São Paulo, cidade onde vivo há uns bons anos, e hoje em dia o meu contato com a franquia é puramente como fã. Tenho redes sociais em que podem me contatar (mas que às vezes podem estar desativadas, como é o caso do momento em que respondo a essas perguntas haha): Instagram: http://instagram.com/marcelowariss Twitter/X: http://x.com/misswariss
IGOR S.: A vida pessoal é uma loucura, como para qualquer trabalhador brasileiro. Trabalho, ajudo com o meu afilhado de um ano, tenho uma casa para cuidar e ainda mantenho Pokémon em tempos vagos, com algumas ambições insanas em relação a franquia. Não atuo mais em nenhum projeto, mas sinto falta algumas vezes. O tempo que continua sendo um grande obstáculo.
IGOR B. (Kenta): A vida anda com um passo após o outro, sem grandes sobressaltos, mas com felicidade no que importa. Neste ano, finalizei um média-metragem em estilo anime chamado "Astrobonde", que fiz com recursos da Lei Paulo Gustavo aqui na minha cidade, Leopoldina. A ideia é que seja um episódio piloto. O filme conta a história de quatro garotas mágicas do interior de Minas Gerais que precisam salvar a terra de uma ameaça extraterrestre. É uma homenagem ao gênero mahou shoujo, criei as personagens, escrevi o roteiro, dirigi e animei boa parte dos cortes junto de uma equipe muito comprometida. Convido vocês a acompanharem as redes (Instagram, YouTube e TikTok) da animação, todas são @astrobonde. No momento, estamos exibindo o filme nas escolas de Leopoldina, mas em breve devemos colocá-lo na íntegra no YouTube. Muitos alunos que assistiram disseram que meu traço lembra o de Pokémon e eu acredito, afinal, fiz muita fanart do anime e ele sempre me inspirou. Aprendi a admirar uma boa animação graças aos episódios dirigidos pelo Masaaki Iwane, que eram meus favoritos.
BRUNO (Ray): Nada tão interessante como a Plus. Trabalho como advogado há 10 anos, e o tempo livre que me resta se resume a curtir meus hobbies -- futebol, música e videogames.
RIKKI (Espeon): Está tudo ótimo! Recentemente me formei no Mestrado em Ciências da Linguagem e sou professor. Faz anos que penso em voltar ao fandom de forma mais oficial com algum projeto mas tudo ainda está no mundo das ideias. Mas eu falo muito de Pokémon nas minhas redes sociais, que são rikkikitsune (twitter/tiktok) e rikkitagram (instagram)!
Alguns outros layouts nos arquivos do Gusta (que não chegaram ao ir ao ar)
Pensamentos finais sobre os 21 anos da PokéPlus?
HENRIQUE (Suicune): Eu fico muito feliz de ter minha parte nesse projeto e mais feliz ainda em saber que é um projeto comemorado até hoje. É um tempo do qual eu me lembro com muito carinho.
Comentários do Zero, um dos WebMasters originais, no post do Henrique do aniversário de 5 anos.
GUSTA (Pikachu): Relembrar essa parte tão importante da minha vida está sendo algo especial. Olhando pra trás, éramos um grupo de adolescentes que se juntou por gostar demais de Pokémon e acabou proporcionando momentos importantes para toda uma comunidade, que são lembrados até hoje - além de marcos que ficaram para a posteridade, como a questão da dublagem. Vou carregar comigo um orgulho imenso para sempre por ter sido parte disso.
FÁBIO: Tudo ali era feito com o carinho e na intenção de agradar os fãs da franquia. Fico muito contente porque mesmo décadas depois eu ainda tenho contato próximo com pessoas que conheci no site.
MARCELO (Emerald): Sei que os tempos e as dinâmicas online mudaram MUITO nesses anos todos, mas desejaria a todos os fãs mais novos que pudessem viver uma experiência como a que nós vivemos durante os principais momentos de existência do site. Foram momentos muito bons!
IGOR S.: Já fazem vinte e um anos?! Que loucura! Foi uma fase extremamente boa e divertida! Relembrar disso me deu vontade de fazer uma grande reunião com os membros antigos para relembrarmos algumas tretas que aconteceram nos bastidores! Talvez vocês nunca saibam... rs
IGOR B. (Kenta): Acho difícil não ficar meio assustado com a passagem do tempo, mas ao mesmo tempo fico muito feliz pelo Kel ter esse cuidado em manter a memória da PokéPlus viva. Sempre acho importante não deixarmos movimentos e comunidades serem apagadas, por mais "nichadas" que elas possam ser. Quem participou da PokéPlus certamente se lembra dessa fase da vida, que trouxe tantos outros momentos marcantes. E além da experiência pessoal de cada um, o site foi importantíssimo para a sobrevivência de Pokémon no Brasil em uma época em que a mídia já não dava tanta importância e as ações oficiais da marca eram quase inexistentes. Ter um grupo de fãs mantendo a chama viva e mostrando que Pokémon ainda tinha fôlego no Brasil foi essencial para a continuidade da franquia no nosso país. Parabéns a toda a equipe e ao Kel por esse trabalho tão bonito e significativo! Obrigado pela oportunidade em fazer parte disso, mesmo 21 anos depois.
BRUNO (Ray): Chega a ser surreal olhar para trás e lembrar de tudo. Embora a Plus tenha sido uma parte significativa da minha vida, eu perdi o contato com todos -- pessoas com quem eu compartilhava horas dos meus dias. É fantástico relembrar tudo agora e ver todo mundo mais de uma década depois, inclusive pessoas que eu somente conhecia pelo nick!
RIKKI (Espeon): Ah... é clichê dizer isso, mas só quem viveu sabe. Essa era dos fansites foi muito única e produto de sua época e hoje eu vejo como ela proporcionou um senso de comunidade que seria muito difícil de alcançar sem a internet e num período praticamente pré redes sociais. Fazendo umas buscas no Google pra responder aqui eu vejo como muito daquilo foi apagado e virou lost media, então é muito importante o trabalho do Pokéverso em manter essa memória viva. A PokéPlus e a PSBR foram trabalhos excelentes feitos de fãs para fãs que proporcionaram memórias excelentes a todo mundo que participou. Mesmo quem não era membro ativo do site fazia amigos através dos comentários, dos fóruns... Era uma comunidade incrível. Como um membro mais "spin-off", só tenho a agradecer e a elogiar a todo o trabalho feito por anos na Plus por todo mundo de lá e também ao fato de ter amigos e uma rede de pessoas provinda disso até hoje.
Parte final do post do Henrique de quinto aniversário (15/08/2009)
A próxima geração
Também convidei alguns amigos de fansites ativos a dar uma palavrinha rápida. Foi meio em cima da hora, se chegarem mais eu vou atualizando!
Pra você, o quão influencial foi a PokéPlus? Qual o legado que ela deixou pra websfera brasileira de criação de conteúdo Pokémon e pra comunidade?
GUILHERME COSTA (Pokémon News Center): A PokéPlus foi crucial na minha jornada como fã de Pokémon. Entre todos os sites da época, o conteúdo deles era o meu favorito. Infelizmente nunca tive coragem de enviar minha inscrição para fazer parte da equipe, mas foi navegando por lá que cresceu em mim o desejo de criar conteúdo sobre Pokémon. Hoje, consigo ver claramente o legado deles não só na Pokémon News Center, (mesmo que indiretamente), mas também na minha paixão em criar conteúdo (não se limitando a Pokémon). Sou publicitário e amo o que faço, e apesar dos diversos meios de comunicação que temos contato diariamente, foi meio digital (sites/blogs e redes sociais) que me encontrei, e tenho certeza que o impacto do trabalho deles influenciou algumas das minhas decisões profissionais.
A jornada continua…
Quero agradecer a todos pela colaboração e por aceitarem participar sem pensar duas vezes! Em especial Rikki, por fazer várias pontes, e Gusta por todo o material do arquivo pessoal dele contribuido pra matéria. E principalmnte por sempre abraçarem o conteúdo que eu trago pro Pokéverso.
A PokéPlus teve inúmeros outros contribuidores que foram importantes em tornar ela o que ela foi, então perdão por quem acabou ficando de fora da matéria! Fiz o possível pra falar com todos que eu consegui contato. Se fez parte do site de algum jeito e ver essa matéria e quiser acrescentar algo, fica à vontade pra comentar! Ou até me mandar um e-mail, kel@pokeverso.com.br. Quem sabe eu não faço uma parte 2 como um adendo? =)
Mas enfim, sempre muito legal ouvir o quão querido esse site foi e continua sendo pra todos os que vivenciaram essa época. Pessoalmente falando, eu mesmo (Kel) não experienciei muito da PokéPlus. Sou de 2001 e me tornei fã da franquia com DP por volta de 2007, então tenho memórias claras do layout de 2009 especificamente por esbarrar no site de vez em quando e achar absurdamente lindo, mas não era muito engajado na comunidade na época ainda. Lembro que minhas visitas a sites com 10 anos eram um pouco mais “utilitárias,” com meus xodózinhos dessa transição pros anos 2010 sendo a Mythology e a Bruthais Fansub, onde eu lembro de entrar direto pelos detonados e pelas multimídias. E pelo jeito foi uma época que a Plus já tava aquietando um pouco, então faz sentido que acabou não entrando muito no meu radar.
Isso tudo pra dizer: quase tudo que eu já aprendi sobre a PokéPlus vem de relatos de terceiros e da minha paixão de uns anos pra cá por preservação e investigação histórica da franquia no Brasil, principalmente desbravando sites no Wayback Machine. Isso não só em relação à Plus, como 95% das coisas que eu posto na página, eu diria. Muito pouco desses primeiros anos da franquia eu realmente experienciei, eu sou mais um pesquisador do que qualquer outra coisa até chegar em assunto dos anos 2010, que foi quando eu realmente mergulhei de cabeça na comunidade.
Desde que eu comecei a pesquisar os fansites pro Verso há alguns anos, absolutamente tudo que eu aprendi sobre a imensidão que a Plus teve me fascina. A paixão e dedicação de cada membro que passou por lá, a veia jornalística de correr atrás de informações, a persistência em se esforçar pra entregar material oficial de maior qualidade pra comunidade brasileira… é tudo muito lindo. Principalmente todo esse rolê com a Centauro, aquilo foi de outro mundo.
E eu sei que não saiu nem 5% das histórias que essa galera tem nessa matéria, já ouvi coisas sobre o envolvimento do site em trazer o TCG de volta pro Brasil também (uma história ainda por vir, inclusive)… tem muito, muito mais coisa. Que bom que a gente conseguiu resgatar pelo menos algumas partes pras novas gerações!
Existia uma certa magia, uma certa aura curiosa nos sites clássicos de Pokémon que eu sempre tento carregar no coração e resgatar com o Pokéverso; uma certa apreciação por experimentação e ir além pra agradar e engajar a comunidade sendo um espaço acolhedor, em vez de só entregar informações e ser funcional. Fugindo do minimalismo visual dominante hoje em dia (muito por conta da flexibilidade pra múltiplos tamanhos de tela), os designers ficavam à vontade pra entregar deslumbrosos layouts, banners, menus e botões que podiam ser considerados uma forma de arte a parte. Os membros se aventuravam em trazer não só notícias, mas todo tipo de projetos dos mais diversos, de fanfics a áudiodramas, de mangás a episódios a filmes traduzidos, de RPG’s a encontros ao vivo… você encontrava de tudo.
Mais do que um jornal virtual de Pokémon, os fansites eram um recanto criativo e comunitário completo que você ia pra se entreter, relaxar, encontrar amigos e obter um sentimento de pertencimento e acolhimento sem igual. Você entrava e se sentia automaticamente abraçado, como o próprio Entei colocando a pata no seu ombro e dizendo “tá tudo bem agora.” E talvez nenhum deles tenha encapsulado isso tão bem na trajetória de Pokémon no Brasil quanto a PokéPlus conseguiu.
Obrigado, PokéPlus! O site se foi, mas as memórias e o amor pela franquia e pela comunidade do site permanecem vivos, e a jornada CONTINUA! <3
Muito, muito obrigado por ler! Ter a oportunidade de fazer algo assim e homenagear algo que contribuiu pra uma das partes mais queridas da minha vida me dá uma felicidade imensa! Se Arceus quiser, essa é só a primeira de uma série de matérias que eu ainda quero fazer com a galera da comunidade.
E você, caro leitor? Tem memórias dessa época? Ficou surpreendido com algo que leu? Comenta aí!
Se vocês querem mergulhar mais em portais antigos, recomendo checarem a seção de sites clássicos do Pokéverso, onde eu já consegui linkar bastante coisa legal. Vou adicionando mais sempre que acho.
Se você é novo no Pokéverso, recomendo dar uma fuçada geral pelo site, que eu ando atualizando cada vez mais; e no nosso Twitter, principalmente, que eu atualizo diariamente. Sempre tem algo novo!
Além disso, se você gosta de ler, recomendo se inscrever aqui no nosso Substack e ficar de olho principalmente no nosso novo quadro, o Arquivo Anipokesco, onde eu investigo e analiso a dublagem do anime de Pokémon episódio por episódio (logo logo, filme por filme também), segundo a segundo, e desvendo detalhes exclusivos que garanto que você nunca viu em lugar nenhum. Ja saíram posts dos dois primeiros episódios!
Se inscreve aí pra receber o feed no e-mail!
E pra encerrar com chave de ouro, deixo vocês com uma mensagem em vídeo especial de um certo alguém… =)
Muito legal ler coisas que eu nunca soube sobre um site que foi tão importante pra mim! Eu participei da PokéPlus principalmente através do fórum, que comecei a frequentar após o final da Myutsu, no começo de 2010. O fórum acabou em algum momento de 2011, então pode parecer que foi pouco tempo, mas pra mim ainda foi muito importante, fiz muitas amizades que duram até hoje. Eu mesmo participei mais como usuário, mas ainda conheço vários antigos membros que fizeram parte da equipe de moderação. O fórum em si tinha muitas partes voltadas para Pokémon mas a comunidade de usuários também tinha muitas outras atividades, principalmente falando besteira na área de Bate-Papo (e no lendário tópico interminável Balbúrdia). Ver esse banner de Suicune até hoje me deixa nostálgico de um jeito indescritível, tem nomes de usuário de pessoas que eu nunca mais vi e de outras que ainda tenho no instagram. Uma lembrança que também me veio aqui foi do fórum "competidor" do meu tempo na Plus, o Route One, que era o sucessor feito por usuários da falecida Myutsu. Eles tinham um RPG de pokémon bem legal e muito movimentado, mas quando eu conheci já tava "do outro lado". Quando o site da Plus ficava fora do ar íamos lá causar, e até hoje acho que os usuários de cada fórum ficaram meio entrelaçados.
Enfim, muito bom ler seu belo trabalho! Obrigado pelo esforço!
Muito legal ler coisas que eu nunca soube sobre um site que foi tão importante pra mim! Eu participei da PokéPlus principalmente através do fórum, que comecei a frequentar após o final da Myutsu, no começo de 2010. O fórum acabou em algum momento de 2011, então pode parecer que foi pouco tempo, mas pra mim ainda foi muito importante, fiz muitas amizades que duram até hoje. Eu mesmo participei mais como usuário, mas ainda conheço vários antigos membros que fizeram parte da equipe de moderação. O fórum em si tinha muitas partes voltadas para Pokémon mas a comunidade de usuários também tinha muitas outras atividades, principalmente falando besteira na área de Bate-Papo (e no lendário tópico interminável Balbúrdia). Ver esse banner de Suicune até hoje me deixa nostálgico de um jeito indescritível, tem nomes de usuário de pessoas que eu nunca mais vi e de outras que ainda tenho no instagram. Uma lembrança que também me veio aqui foi do fórum "competidor" do meu tempo na Plus, o Route One, que era o sucessor feito por usuários da falecida Myutsu. Eles tinham um RPG de pokémon bem legal e muito movimentado, mas quando eu conheci já tava "do outro lado". Quando o site da Plus ficava fora do ar íamos lá causar, e até hoje acho que os usuários de cada fórum ficaram meio entrelaçados.
Enfim, muito bom ler seu belo trabalho! Obrigado pelo esforço!
Incrível! Não consigo deixar de te agradecer por manter esse legado vivo. Muita honra em ter participado dessa entrevista!!